Ranking revela os 100 melhores pratos do mundo; picanha despenca na classificação


Por Felippe Gabriel

O TasteAltas — guia internacional de gastronomia que recebe avaliações de usuários de diversas partes do mundo — divulgou no último dia 5, a lista dos 100 Melhores Pratos do Mundo em 2025. A picanha brasileira, que figurou no topo em anos anteriores, despencou no ranking. Já o novo prato eleito como o melhor do mundo vem do Paraguai.

A picanha ficou apenas na 15ª posição, com nota 4,45. Em relação aos últimos anos, o corte nobre do churrasco perdeu muitas colocações no ranking. Em 2023, o prato brasileiro foi eleito como o melhor do mundo e, em 2024, ficou em terceiro lugar, atrás da Lechona, da Colômbia, e da Pizza Napolitana, da Itália.

Foto: Reprodução

Top 3 melhores pratos do mundo

De acordo com o TasteAtlas, o melhor prato do mundo em 2025 é o Vori-vori, do Paraguai. Avaliado com note 4,64, o Vori-vori é uma sopa feita com pequenas bolas de farinha de milho e queijo cozidas em um caldo que geralmente inclui frango, legumes e ervas. Trata-se de um prato básico na alimentação dos paraguaios, estando presente em todas as camadas sociais do país.

A sopa é temperada com cebola, alho, salsa e, ocasionalmente, pimenta, e servida assim que os bolinhos atingirem uma textura uniforme. O prato geralmente é servido com mandioca, saladas frescas, queijos suaves, chás de ervas e bebidas não alcoólicas levemente aromatizadas. Algumas famílias também o servem com cervejas leves ou vinhos locais, dependendo da ocasião.

Foto: Patricia Zacarías/@recetasdepato

Novamente na segunda posição, a Pizza Napolitana ganhou nota 4,58. Mundialmente conhecida e sinônimo de pizza, a receita italiana da cidade de Nápoles é simples e possui duas variações: a marinara, com massa coberta com um molho à base de tomate temperado com alho e orégano, e a margherita, que é coberta com tomate, mussarela e folhas de manjericão fresco, uma combinação cujas cores representam a bandeira italiana.

Suas origens remontam dos anos 1700, mas só em 1889 a mussarela foi adicionada à receita original, pelo mestre pizzaiolo napolitano Raffaele Esposito.

Foto: Reprodução

O terceiro lugar em 2025 também vem da Itália. O Tajarin al tartufo bianco d’Alba (Talharim com trufa branca de Alba) recebeu nota 4,52. O prato é composto de massa talharim artesanal aromatizada com o ingrediente principal da região do Piemonte, ao norte do país: a trufa branca de Alba. A combinação é temperada com manteiga, pimenta e trufas brancas raladas na hora.

Embora as trufas já tragam sabor suficiente, uma pitada de queijo Parmigiano é frequentemente usada para finalizar essa iguaria, que se torna ainda mais requintada se acompanhada por uma taça de vinho tinto seco.

Foto: Divulgação/Vitória Nepomuceno

Ranking conta com mais dois pratos brasileiros

Além da picanha, o ranking dos 100 Melhores Pratos do Mundo em 2025 conta com mais dois pratos brasileiros. Em 34º lugar, a costela, outro corte do churrasco de cozimento lento e com DNA brasileiro, recebeu nota 4,41.

Em 98º lugar, a moqueca baiana recebeu nota 4,33. O prato é um ensopado de peixe branco, camarão ou outros frutos do mar, combinados com leite de coco, azeite de dendê, suco de limão e diversos vegetais, como pimentões vermelhos e amarelos, tomates, cebolinha, alho, cebola e, às vezes, gengibre. A moqueca geralmente é servida com arroz e coentro.

Confira o ranking dos 100 Melhores Pratos do Mundo

O TasteAtlas

O Taste Atlas é uma criação do croata Matija Babic e o objetivo é reunir máximo de informações possíveis sobre os restaurantes de cada localidade, incluindo os ingredientes para produções e a descoberta de quais se destacam em consumo.

A classificação é realizada por meio das avaliações dos usuários do site que não são profissionais ou especialistas em gastronomia. Eles atribuem pontuações a pratos típicos de diversas partes mundo, que variam de 0,5 a 5 estrelas, e o conjunto desses dados são utilizados para formar as médias das pontuações a serem divulgadas ao público.

Sair da versão mobile