Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de dezembro de 2025

Refrigerantes “zero” aumentam risco de gordura no fígado, diz estudo


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 12/10/2025 às 09h42
Ouvir: 00:00

Um novo estudo apresentado no congresso europeu sobre gastroenterologia UEG Week 2025 mostrou que as bebidas adoçadas artificialmente, conhecidas como “diet” ou “zero”, podem causar mais danos ao fígado do que as versões com açúcar comum.

Os pesquisadores acompanharam por cerca de 10 anos mais de 123 mil pessoas do banco de dados britânico UK Biobank que não tinham histórico de doença hepática no início da pesquisa.

LEIA TAMBÉM: Saiba quem é o homem por trás da réplica de Fórmula 1 que chamou atenção em Maringá

image
Foto: Freepik

Eles analisaram o consumo de dois tipos de bebidas: as adoçadas com açúcar e as adoçadas artificialmente. O resultado foi claro: quem consumia mais de 250 gramas de adoçante por dia — o equivalente a uma lata — teve risco 60% maior de desenvolver doença hepática gordurosa associada à disfunção metabólica, uma condição que pode evoluir para cirrose e câncer de fígado.

No grupo das bebidas com açúcar, o aumento foi de aproximadamente 50%. Ao longo do estudo, 1.178 pessoas desenvolveram a doença hepática gordurosa e 108 morreram por causas relacionadas ao fígado.

Outro dado importante é que apenas as bebidas diet mostraram relação com mortes por doenças hepáticas, o que surpreendeu os pesquisadores. As análises também revelaram que ambos os tipos de bebida contribuíram para o acúmulo de gordura no fígado.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Brasil tem a maior queda em número de nascimentos em mais de três décadas


O Brasil registrou uma queda expressiva no número de nascimentos no ano passado, segundo revelam novos números do Registro Civil…


O Brasil registrou uma queda expressiva no número de nascimentos no ano passado, segundo revelam novos números do Registro Civil…