Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Região Sul tem alerta para semana com chuva e ventania; veja previsão para Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 20/11/2023 às 15h38
Ouvir: 00:00
rain-4440791_1280
Foto: Ilustrativa/Pixabay.

No decorrer desta semana a situação volta a preocupar os estados da Região Sul e há previsão de mais chuva e ventania para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Segundo o Climatempo, as instabilidades ganham força nos próximos dias.

De acordo com o Climatempo, a semana até começa sob atuação de uma massa de ar seco que deixa o tempo firme desde o centro-sul do Paraná até o estado gaúcho. As temperaturas voltam a subir no interior da Região Sul e a umidade relativa do ar tende a ficar mais baixa, podendo atingir valores inferiores a 30%.

Conforme o Climatempo, a mudança no tempo começa a partir desta terça-feira, 21. A atuação de uma baixa no Paraguai e a circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera reforça a entrada de umidade no interior do Paraná, no oeste e sul de Santa Catarina, e há previsão de alguns temporais isolados todas as regiões catarinenses, especialmente entre a tarde e a noite.

No Paraná, a chuva chega no final da tarde, mas ainda de maneira bem irregular. A situação é mais preocupante no Rio Grande do Sul. A chuva pode começar desde cedo, intercalando períodos de melhora, mas ganha intensidade no meio do dia, com risco de temporais e ventos que podem chegar aos 70 km/h.

Na quarta-feira, 22, a situação passa a ser de alerta para toda a Região Sul. Uma baixa pressão próxima ao continente, combinada com a circulação de ventos e a presença de alguns cavados meteorológicos entre Argentina e Uruguai favorece nuvens de tempestades sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A condição é de tempo fechado na metade sul e oeste gaúcha, com pancadas persistentes. Já no estado catarinense e no Paraná, as pancadas intercalam algumas breves aberturas de sol, mas há indicativo de temporal.

“ATENÇÃO! Com a formação de nuvens pesadas, há indicativo para eventual queda de granizo em grande parte do Sul do país, além de raios e fortes rajadas”, alerta o Climatempo.

As condições de tempo se agravam mais nos municípios já afetados com a chuva da última semana. As áreas de serra do Rio Grande do Sul, planalto oeste de Santa Catarina devem ficar em alerta. De terça a quinta-feira, 23, o indicativo é de acumulados bem expressivos, com chuva podendo passar dos 100mm em muitas regiões gaúchas e atingir valores em torno de 80 a 120 mm no Alto Vale do Itajaí e parte do norte catarinense, podendo ficar próximo de 150 mm em algumas áreas. Já na Grande Florianópolis os acumulados variam entre 60 e 80 mm.

No Paraná, a situação volta a preocupar os municípios do noroeste, oeste e sudoeste, onde os acumulados podem atingir valores em torno de 100mm também nos próximos dias. Para Maringá, segundo o Climatempo, a previsão é de chuva de terça a sexta-feira e de temperaturas mais amenas – veja abaixo. O maior acumulado de chuva para a cidade é previsto para a sexta-feira, 24, quando deve chover 40 milímetros.

Veja a previsão do tempo para os próximos dias em Maringá

printclimatempo-1

Com informações do Climatempo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Greta Thunberg chama proposta da COP29 de ‘completo desastre’ e ‘sentença de morte’


A ativista ambiental Greta Thunberg criticou em suas contas nas redes sociais o rascunho da proposta da Conferência das Nações…


A ativista ambiental Greta Thunberg criticou em suas contas nas redes sociais o rascunho da proposta da Conferência das Nações…