Sofrer de ansiedade é, infelizmente, um fenômeno muito comum no mundo moderno. Mas o problema com a ansiedade é muito mais do que a sua existência e seus sintomas. É também o fato de que as pessoas não se esforçam o suficiente para se livrar dela e até acham que é algo comum e normal. Assim, elas nem tentam entender de onde vem sua ansiedade. É por isso que não conseguem se livrar dela.
Você sabia que a ansiedade pode ser causada por falta de comunicação?
É verdade. Existe de fato uma forte conexão entre sentimentos de ansiedade e falta de comunicação com outras pessoas. Pesquisas mostram que pessoas que passam por sentimentos de isolamento e solidão frequentemente se sentem ansiosas. Isso é algo que devemos combater!
Por que a falta de comunicação leva à ansiedade?
Existem várias razões para isso:
- Solidão e isolamento podem levar a sentimentos de desconexão e rejeição. Esses sentimentos podem causar ansiedade e nos fazer acreditar que não somos dignos de receber amor e apoio.
- A falta de comunicação frequentemente leva a uma diminuição da autoestima. Se nunca recebemos feedback positivo de outras pessoas, podemos começar a duvidar de nós mesmos e de nossas habilidades. Isso poderá levar à ansiedade, pois passamos a ter medo do fracasso ou da rejeição.
- A falta de comunicação causa estresse. Quando nos sentimos isolados e solitários, podemos experimentar ainda mais estresse em nossas vidas e o estresse é um elemento da ansiedade.
A ansiedade pode estar diretamente relacionada a relacionamentos. Existem várias razões para isso:
- autoestima baixa ou imagem negativa de você mesmo;
- medo de rejeição ou fracasso;
- falta de experiência ou de habilidades de comunicação;
- expectativas altas ou idealização de um parceiro futuro;
- isolamento ou pressão social;
- experiências traumáticas ou transtornos.
Como resultado desses fatores, é formado um tipo de círculo vicioso: o sentimento de solidão e a falta de comunicação causam ansiedade e as tentativas de preencher essa lacuna com novos conhecidos às vezes só aumentam esse efeito.
O que fazer em tal situação?
É óbvio que, de alguma forma, é necessário eliminar o problema da falta de comunicação. Ao mesmo tempo, é importante não se deixar levar ainda mais pela ansiedade. Se você abordar esse assunto com sabedoria, terá sucesso!
Cinco dicas úteis para lidar com a ansiedade associada a novos relacionamentos:
Dica #1: Trabalhe na sua autoaceitação
Um dos primeiros e mais importantes passos é aprender a se aceitar, valorizar suas próprias qualidades e aceitar seus pontos fracos. Lembre-se de que não existem pessoas perfeitas e você não é exceção! A maneira mais fácil de se aceitar é parar de traçar paralelos e comparações com outras pessoas. Cada um é diferente e, quanto menos você tentar se comparar aos outros, menores serão seus sentimentos de ansiedade e insegurança.
Dica #2: Desenvolva suas habilidades sociais e confiança na comunicação
Quando você passa tempo sem se comunicar com outras pessoas, perde suas habilidades de comunicação e ganha um sentimento de insegurança. Isso pode ser corrigido de um jeito relativamente fácil. Tente fazer contato com outras pessoas com mais frequência. A melhor opção para isso é o chamado “bate-papo por vídeo”, que providencia conversas situacionais curtas. Você pode também trocar algumas palavras com o atendente na sua cafeteria favorita, com um transeunte no parque, com um vendedor em uma loja. Essas comunicações não obrigam você a nada, mas aos poucos você aprimora suas habilidades de comunicação e estará menos propenso a sentir ansiedade.
Dica #3: Use roletas de bate-papo por vídeo para encontros e para manter contato
Muitas pessoas tentam preencher a sua lacuna em comunicação usando redes sociais ou serviços de namoro online. O problema é que a comunicação nessas plataformas acontece principalmente por texto e esse formato de comunicação não é particularmente eficaz. Você não vê nem ouve a outra pessoa, não tem a sensação de real contato com ela. Portanto, se você já decidiu se encontrar e se comunicar pela Internet, será melhor usar roletas de bate-papo por vídeo, como o Omegle. Esta é uma plataforma de “roleta de bate-papo” que conecta pessoas de forma aleatória por vídeo e permite que você se comunique sobre uma variedade de tópicos.
Você também poderá considerar alguns serviços alternativos ao Omegle:
- JusTalk — este é um bate-papo por vídeo popular para smartphones, no qual, ao contrário do Omegle, você pode se comunicar com outras pessoas não apenas individualmente, mas também em um bate-papo em grupo. Às vezes, isso pode ser bastante conveniente e útil.
- Video Chat Alternative — outra boa alternativa ao Omegle, onde você pode procurar pessoas por gênero e país, conversar por texto ou vídeo. Para os amantes do minimalismo e simplicidade, esta é realmente uma boa opção.
- CooMeet — um chat com mulheres extremamente funcional, que oferece aos usuários um filtro de gênero que nunca comete erros, aplicativos móveis convenientes, um tradutor de mensagens integrado e até mesmo um programa de afiliados.
Em geral, hoje existem muitas alternativas ao Omegle e, a cada ano, surgem cada vez mais. Então, se você está enfrentando o problema de falta de comunicação e a ansiedade que vem com ela, considere o uso de um bate-papo por vídeo como uma maneira de lidar com esse problema e melhorar suas próprias habilidades de comunicação.
Dica #4: Planeje seu diálogo/encontro e se prepare para a comunicação com antecedência
Acredite, nem sempre é possível improvisar com sucesso quando estiver se comunicando com estranhos. Especialmente se você não tem muita confiança em você mesmo e sentir ansiedade. Portanto, quando você planejar se comunicar com novas pessoas, por exemplo em um bate-papo por vídeo, tente ao menos planejar um pouco seu diálogo, prepare alguns tópicos de conversa e maneiras de interessar seu parceiro de bate-papo. Caso contrário, a conversa pode chegar a um beco sem saída muito rapidamente, do qual não será fácil sair.
Dica #5: Tente relaxar e aproveitar o processo de namoro
Entendemos que isso pode ser difícil, mas com a abordagem certa, você conseguirá! Respire de forma calma e profunda, concentre-se no momento presente e nos aspectos positivos da comunicação, não tenha medo de cometer erros e não tente controlar cada palavra e movimento. Relaxe e seja você mesmo!
A parte mais difícil será durante suas primeiras conversas online. Você poderá estar muito ansioso, suas palavras podem se embaralhar e poderá ser difícil encontrar um tópico interessante para conversar. Mas, acredite, apenas algumas conversas com pessoas aleatórias e você já se sentirá muito mais confiante, conseguirá manter uma conversa mais facilmente e lidará com a ansiedade com sucesso.
O que fazer se a ansiedade não desaparecer
Existem situações em que até mesmo se comunicar com pessoas novas e falar pela internet não tem o efeito desejado e a ansiedade não desaparece. Nesse caso, você poderá tentar outras maneiras de reduzir a ansiedade:
- Tente passar mais tempo se comunicando com entes queridos. Elas são pessoas que te conhecem bem e te entendem. Elas estão prontas para ajudar e apoiar nos momentos difíceis. Isso é exatamente o que muitas pessoas precisam.
- Participe de um grupo de apoio ou clube de hobbies. Esta é uma ótima maneira de conhecer pessoas novas, fazer o que você ama, compensar a falta de comunicação e apenas se divertir.
- Participe em atividades voluntárias. Dessa forma, você contribuirá para a sociedade e se sentirá conectado a outras pessoas. Fazer parte de uma comunidade é importante!
Mas o mais importante é não se fechar ainda mais! Se você sentir que nada está dando certo, talvez a melhor solução seja procurar a ajuda de um especialista. Às vezes, essa é a melhor saída.