Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Remédio em teste ajuda a perder mais de 15 kg, diz farmacêutica


Por Agência Estado Publicado 01/05/2023 às 08h25
Ouvir: 00:00

A farmacêutica Eli Lilly and Co. afirmou que seu remédio Tizerpatida, aprovado nos Estados Unidos para tratar diabete tipo 2 sob o nome comercial de Mounjaro, ajudou pessoas com sobrepeso ou obesidade a emagrecer até 15,6 quilos em um período de 72 semanas. O estudo, diz a empresa, já está em estágio avançado, mas ainda não foi publicado em revistas científicas nem passou por revisão de pesquisadores independentes.

Nos últimos anos, a corrida entre as farmacêuticas pelo desenvolvimento de remédios contra obesidade tem se acelerado. Dois deles – Ozempic e Wegovy – têm recebido recomendação off label (fora das indicações da bula) por médicos e sido amplamente divulgados por influenciadores nas redes sociais.

Entidades médicas alertam para os riscos do uso indiscriminado desses produtos. Ponderam também sobre a necessidade de avaliar, em cada caso, as melhores estratégias para perda de peso, que incluem mudanças alimentares e exercícios físicos.

Segundo o laboratório, os novos dados reforçam estudos anteriores, em que o medicamento ajudou, conforme a empresa, participantes sem diabete a perderem até 22% do peso com injeções semanais. Para pacientes comuns tratados com a maior dose possível do remédio nos testes anteriores, diz a Eli Lilly, a perda superou 22 quilos.

“Não tínhamos visto esse grau de redução do peso”, diz Nadia Ahmad, diretora médica de desenvolvimento clínico para a obesidade da Eli Lilly.

A farmacêutica pretende pedir registro na Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, para que o produto seja vendido para emagrecimento.

Vendas

No Brasil, a liberação do medicamento para uso contra a diabete ainda está sob análise da Anvisa. Se aprovado para tratar perda de peso, o Tirzepatida pode se tornar a droga mais eficiente até hoje em um arsenal de medicamentos que estão mudando o tratamento da obesidade, relacionada a dezenas de doenças que levam à incapacidade ou até à morte.

Analistas da indústria preveem que o Tirzepatida poderia se tornar um dos remédios mais comercializados, com vendas anuais superando a cada dos US$ 50 bilhões. Espera-se que ele ultrapasse as vendas do Ozempic e do Wegovy. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…