Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2024

Ricardo Nunes sinaliza que vai aumentar tarifa de ônibus em SP em 2025


Por Agência Estado Publicado 16/12/2024 às 15h59
Ouvir: 00:00

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sinalizou que deve aumentar a tarifa de ônibus na capital paulista. Segundo ele, a decisão sobre o reajuste sairá até o fim deste mês. O valor está congelado em R$ 4,40 desde janeiro de 2020.

“A gente ainda não tem definido se vai conseguir manter a tarifa ou se vai fazer a correção. Esses dados chegam sempre muito no fim do mês de dezembro, que é onde compilam todos os dados de inflação, de custo de diesel e de mão de obra”, disse o prefeito, reeleito para um novo mandato até 2028.

“A gente tem é que está há quatro anos sem correção. Deu 32% de inflação. Não estou falando nem aumento, porque uma coisa é o aumento e outra é a correção inflacionária: 32% de inflação”, disse. “O que garanto é o seguinte: jamais eu vou dar 32% para recuperar a inflação, mas também não posso fazer com que recursos da saúde ou recursos da educação vão para o transporte, precisa ter todas as áreas funcionando de forma harmônica”, acrescentou.

O preço da passagem não é totalmente coberto pelo valor da tarifa – a Prefeitura complementa esse valor com um subsídio repassado pelo município para as empresas de ônibus. Um dos desafios, porém, tem sido a queda do número de passageiros que usam os ônibus na capital. Por dia, o total diminuiu de 9 milhões em 2019, último ano antes da pandemia, para os atuais 7 milhões. A mesma tendência de queda tem sido vistam em outras redes de ônibus, trens e metrô pelo País.

O prefeito disse ainda a sua gestão vai tomar uma decisão muito técnica e responsável. “Meu esforço vai ser no esforço de tentar manter a tarifa, mas se por acaso não conseguir, fazer o mínimo possível, ou seja, não chegará sequer a correção da inflação”, continuou.

No seu primeiro mandato, Nunes quis transformar a mobilidade como uma de suas principais marcas. Ele chegou a propor estudos e citar a possibilidade de tornar a passagem de ônibus gratuita na cidade. Por fim, ele adotou a isenção de cobrança aos domingos, medida que será mantida.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lancha explode em Santa Catarina


Uma lancha explodiu e pegou fogo neste domingo, 15, no Porto de Itá, em Santa Catarina. Segundo o Corpo de…


Uma lancha explodiu e pegou fogo neste domingo, 15, no Porto de Itá, em Santa Catarina. Segundo o Corpo de…

Geral

Atualiza: Cinco policiais militares são presos em operação contra milícia no Brás


Cinco policiais militares foram presos nesta segunda-feira, 16, em uma ação conjunta do Ministério Público de São Paulo e das…


Cinco policiais militares foram presos nesta segunda-feira, 16, em uma ação conjunta do Ministério Público de São Paulo e das…