Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2024

Rio Grande do Sul tem alerta para ciclone subtropical; veja cidades que podem ser atingidas


Por Agência Estado Publicado 15/12/2024 às 08h58
Ouvir: 00:00

O Rio Grande do Sul está sob alerta para a possível formação de um ciclone subtropical, com a previsão de provocar tempestades e ventos intensos neste domingo, 15, em parte do Rio Grande do Sul (veja lista de cidades que podem ser afetadas abaixo).

O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que sinalizou a região do litoral e interior do sul gaúcho, próximo ao Uruguai, com um alerta de grande perigo (cor em vermelho) para chuvas intensas. Os temporais, de acordo com o Inmet, podem apresentar um volume maior que 100 mm/dia, e com ventos superiores a 100 km/h.

O aviso de grande perigo começou na noite deste sábado, 14, e tem prazo para se encerrar ao meio-dia deste domingo. As áreas mais atingidas podem ser o sul e leste gaúcho, afirma o instituto. “Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário”. Na segunda-feira, 16, o sistema deve se deslocar para alto-mar.

Trajetória do ciclone

A MetSul, site que também fornece medições e informações meteorológicas, alerta para o fato de o ciclone se deslocar pela terra, e não sobre mar. As instabilidades serão sentidas ao longo do dia, conforme o ciclone avançar pelo centro e leste do Estado, podendo atingir a capital Porto Alegre e região metropolitana, no período da tarde.

“Quando o sistema alcançar a área de Porto Alegre, tende a estar mais fraco, mas ainda podem ocorrer algumas rajadas na segunda metade do domingo, apenas menos fortes que no Sul, Campanha e Centro do estado”, afirma Estael Sias, meteorologistas da MetSul.

Quais cidades podem ser mais afetadas pelo ciclone subtropical
As cidades com maior risco de vento forte a intenso incluem as que estão situadas ao sul de Pelotas e Rio Grande e da Campanha. Entre elas, estão:

Santa Vitória do Palmar
Chuí
Arroio Grande
Jaguarão
Herval
Aceguá
Bagé
Pedras Altas
Pinheiro Machado
Candiota
Hulha Negra
Piratini
Caçapava do Sul
O que é um ciclone subtropical?

Um ciclone subtropical é um centro de baixa pressão atmosférica que se forma isoladamente, sem estar associado a uma frente fria – diferente de um ciclone extratropical, que se desenvolve a partir das diferenças de temperatura entre massas de ar frio e quente. Além disso, os ventos associados a este tipo de ciclone tendem a ter uma velocidade entre 63 km/h e 118 km/h.

“No Hemisfério Sul, o ar ao redor do centro de baixa pressão se movimenta no sentido horário. Próximo da superfície, o centro dos ciclones subtropicais é mais quente do que a atmosfera ao redor. Isso deixa a atmosfera mais instável e aumenta as condições para ocorrência de tempestades severas”, explica a Climatempo, em nota.

“Mesmo que não ocorra efetivamente a formação e nomeação de um ciclone subtropical, a acentuada queda da pressão do ar na costa do Rio Grande do Sul estimula a formação de nuvens carregadas, com potencial para chuva forte, além de ventos fortes. O mar deve ficar agitado no fim de semana na costa da região Sul”, acrescentou o site.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jovem morre após cair do quinto andar de prédio em Santa Maria, no Rio Grande do Sul


Um jovem morreu na madrugada deste sábado, 14, após cair do quinto andar de um prédio em Santa Maria, no…


Um jovem morreu na madrugada deste sábado, 14, após cair do quinto andar de um prédio em Santa Maria, no…

Geral

Conferência da ONU não chega a acordo sobre combate à desertificação


Depois de duas semanas de negociações patrocinadas pelas Nações Unidas em Riad, na Arábia Saudita, as 197 nações participantes não…


Depois de duas semanas de negociações patrocinadas pelas Nações Unidas em Riad, na Arábia Saudita, as 197 nações participantes não…