Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Saiba como destinar recursos do Imposto de Renda para projetos sociais


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 29/12/2020 às 13h45 Atualizado 26/02/2023 às 18h48
Ouvir: 00:00
Foto: Ilustrativa/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O dinheiro dos impostos faz um longo caminho até voltar em forma de serviços para o cidadão. Mas há mecanismos para encurtar este trajeto. Os projetos sociais bancados com recursos dos fundos estaduais e municipais dos direitos da criança, do adolescente e do idoso, são exemplos de como é possível ajudar quem está bem perto da gente.

Todo contribuinte que declara Imposto de Renda (IR) e escolhe o modelo de declaração completa pode destinar até 6% do imposto devido para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA); ou para o Fundo do Idoso, ou ainda para os dois, repartindo o percentual entre eles.

O termo correto é destinar porque independentemente se o contribuinte tem imposto a pagar ou a restituir, o percentual sai do recurso que ficaria com a União. 

Se o contribuinte quiser colaborar com projetos que estão ajudando pessoas ainda mais próximas dele, deve escolher os fundos municipais.  A destinação de até 6% deve ser feita até esta quarta-feira, 30 de dezembro.

E o passo a passo é muito simples, explica o contabilista Glicério Rampazzo.

“Existe o fundo do idoso e o fundo da infância e adolescência. Então, ele tem uma conta no banco do Brasil que você pode fazer boleto ou comprovante de depósito, [em que] deve constar alguns dados para dedução do imposto de renda. Tem que ter o nome completo do destinador, o CPF, o telefone de contato e para qual fundo você vai doar. Aí, faz o depósito. Se não tiver os dados corretos, você pode perder a destinação. E, um detalhe que tem que ficar atento, essa destinação só pode ser feito para quem faz a declaração no modelo completo, pelo modelo simplificado não tem como fazer a destinação. Quem fizer destinação e na entrega da declaração do imposto de renda viu que o modelo simplificado é mais compensatório, a destinação vai ficar como uma doação e, não, destinação”, explica Rampazzo.

O contribuinte paga agora e é ressarcido na declaração do IR. Para os que têm imposto a pagar, o valor será menor, e os que têm direito à restituição recebem mais.

“Essa conta só vai fechar, quando fizer a entrega da declaração de ajuste anual, que é a declaração de imposto de renda, que lá você vai colocar os dados da destinação e vai abater no seu imposto, se estiver dando ‘a pagar’, ou vai aumentar sua restituição, caso já tenha imposto a restituir”, complementa o contabilista.

E para os desconfiados, vai uma informação importante: a destinação do Imposto de Renda para projetos sociais não é mecanismo de fiscalização da Receita Federal.

Quem perder o prazo de destinação de até 6% do IR, pode ajudar no ano que vem até 30 de abril com 3% do imposto devido.

Pessoa jurídica pode doar até 1%, e o prazo também até essa quarta-feira, 30.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Firjan inaugura unidade de R$ 8 milhões focada em Tecnologia da Informação, na próxima sexta


Com foco em formar mais de 9 mil novos profissionais por ano e em diferentes níveis para atuar em áreas…


Com foco em formar mais de 9 mil novos profissionais por ano e em diferentes níveis para atuar em áreas…

Geral

Alesp aprova projeto de Tarcísio e isenta de IPVA motos de até 180 cilindradas


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na tarde desta quarta-feira, 17, proposta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)…


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na tarde desta quarta-feira, 17, proposta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)…

Geral

Em carta de Natal, jovem morto por leoa em zoo pediu amor da mãe e felicidade que nunca teve


Uma carta de Natal escrita pelo jovem Gerson de Melo Machado, que morreu após invadir o recinto de uma leoa…


Uma carta de Natal escrita pelo jovem Gerson de Melo Machado, que morreu após invadir o recinto de uma leoa…