Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de fevereiro de 2026

Saiba mais sobre os modelos das aeronaves envolvidas em acidente que matou 67 nos EUA


Por Agência Estado Publicado 30/01/2025 às 13h58
Ouvir: 00:00

Um jato da American Airlines, um Bombardier CRJ-701 com 60 passageiros e quatro tripulantes, colidiu na noite desta quarta-feira, 29, com um helicóptero UH-60 Black Hawk do Exército dos Estados Unidos durante a aproximação para pouso no Aeroporto Nacional Ronald Reagan, perto de Washington (EUA), nesta quarta-feira, 29.

image
Foto: Reprodução

O acidente ocorreu sobre o rio Potomac, e as duas aeronaves caíram na água. Todas as pessoas a bordo morreram. O secretário de transportes do governo de Donald Trump, Sean Duffy, disse que o acidente era perfeitamente evitável. Confira abaixo mais detalhes do helicóptero e do avião.

UH-60 Black Hawk

O Black Hawk (UH-60) é um helicóptero produzido pela empresa norte-americana Sikorsky. Ele tem capacidade de transportar 11 soldados e quatro tripulantes e pode transportar até quatro toneladas. O aparelho, que é blindado, é usado como transporte tático pelo Exército dos Estados Unidos e leva tropas e carga. A fuselagem é capaz de absorver impactos e seus sistemas são redundantes.

Segundo o site do Exército dos Estados Unidos (U.S.Army), ele possui várias versões, desde o UH-60A original, passando pelo UH-60L, que ganhou melhorias em capacidade de peso e velocidade, e o UH-60M, que introduz um motor aprimorado e maior eficiência em velocidade e carga. Recentemente, o Exército iniciou o desenvolvimento do UH-60V, que visa modernizar a frota UH-60L com tecnologia digital.

Além de suas capacidades de transporte, o Black Hawk também desempenha um papel crucial em missões de retirada médica, quando é configurado nas versões HH-60L e HH-60M equipadas com kits de equipamentos especializados para evacuação de emergência O aparelho é usado em vários locais do mundo, tais como Bahrein, Jordânia, México, e também no Brasil.

Bombardier CRJ-701

A linha de jatos CRJ-700 foi projetada pela Bombardier Aerospace para voos regionais. Ele é uma evolução do seu antecessor, o CRJ-200. O desenvolvimento do novo modelo levou dez anos. Ele tem capacidade para até 70 passageiros, além de três tripulantes, autonomia de voo de 1.985 milhas náuticas (algo como 3.760 quilômetros), e voa a uma altitude de 41.000 pés (12,5 quilômetros). O peso máximo de decolagem é de 75.250 libras (34,12 toneladas).

Por meio de um acordo comercial finalizado em 1º de junho de 2020, a divisão CRJ da Bombardier foi vendida para a Mitsubishi Heavy Industries, Ltd (MHI) por US$ 585 milhões (R$ 3,34 bilhões em valores atuais). A venda incluiu as atividades de manutenção, suporte, reforma, marketing e vendas das aeronaves CRJ, além dos serviços relacionados e rede de suporte em Montreal, Quebec, Toronto, Ontario, no Canadá, e centros de serviços em Bridgeport, West Virginia, e Tucson, Arizona, assim como os certificados de tipo.

As informações são da  Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Sudeste do Brasil deve registrar mais calor e tempo firme em fevereiro


O mês de fevereiro de 2026 deve ter mais calor e tempo mais firme no Sudeste do Brasil em comparação…


O mês de fevereiro de 2026 deve ter mais calor e tempo mais firme no Sudeste do Brasil em comparação…

Geral

Brasileiro é espancado por grupo de ao menos cinco pessoas em estação de esqui na França


Um brasileiro de 41 anos foi espancado por um grupo de ao menos cinco pessoas na última quinta-feira, 29, na…


Um brasileiro de 41 anos foi espancado por um grupo de ao menos cinco pessoas na última quinta-feira, 29, na…

Geral

Plano de ataque na Avenida Paulista: cinco suspeitos foram detidos já em frente ao Masp


Ao menos cinco suspeitos de integrar o grupo que planejava um ataque com uso de bombas caseiras na Avenida Paulista,…


Ao menos cinco suspeitos de integrar o grupo que planejava um ataque com uso de bombas caseiras na Avenida Paulista,…