Saiba quais lotes de leite em pó proibidos pela Anvisa vencem este mês
Os seis lotes do suplemento infantil Nutramigen LGG que tiveram a comercialização proibida no Brasil em janeiro de 2024 chegam à data de validade este mês. O produto foi suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após a suspeita de contaminação bacteriana. A medida foi tomada de forma preventiva, e não foi identificada a importação de nenhum dos lotes para o país.
Os últimos produtos comprados no exterior deixam de valer este mês, terminando o processo. O leite em pó Nutramigen LGG, amplamente utilizado na alimentação infantil, é fabricado pela Reckitt/Mead Johnson Nutrition nos Estados Unidos. O produto foi citado em um comunicado da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos EUA, por possível contaminação por Cronobacter sakazakii, levando à recomendação de recolhimento voluntário dos lotes.
Dados da FDA mostram que os lotes contaminados foram vendidos para outros países, incluindo Argentina, Bélgica, Belize, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Irlanda, Israel, Jamaica, México, Nicarágua, Peru, Polônia, Espanha, Reino Unido e Venezuela. A recomendação é descartar o suplemento.
Lotes de leite proibidos
Os seis lotes atingidos têm código de barras 300871239418 ou 300871239456 e prazo de validade até janeiro de 2025. Os lotes são:
- ZL3FHG;
- ZL3FMH;
- ZL3FPE;
- ZL3FQD;
- ZL3FRW;
- ZL3FX.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.