Saiba que horas comer seu jantar se deseja emagrecer e queimar gordura
Comer tarde da noite pode parecer inofensivo, especialmente após um dia corrido. No entanto, o hábito tem efeitos negativos diretos na saúde — em especial no controle de peso e na qualidade do sono. Entenda, abaixo, como esse comportamento é ruim para quem quer emagrecer.

- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Durante a noite, o metabolismo desacelera. Isso significa que o corpo gasta menos energia para digerir e armazenar os alimentos consumidos, o que favorece o acúmulo de gordura e dificulta o processo de emagrecimento. Estudos apontam que refeições noturnas ricas em calorias e carboidratos simples, como pães, massas e doces, aumentam os níveis de insulina e dificultam a queima de gordura.
Além disso, a alimentação próxima à hora de dormir pode afetar profundamente o sono. O organismo entra em estado de alerta para realizar a digestão, o que atrasa o início do sono profundo e prejudica sua qualidade. Alimentos pesados ainda podem causar refluxo, azia e desconfortos gastrointestinais, interrompendo o descanso.
Que horas jantar se quiser emagrecer?
O ideal é fazer a última refeição cerca de duas a três horas antes de dormir, priorizando alimentos leves, com boa quantidade de fibras e proteínas magras. Evitar cafeína, bebidas alcoólicas e comidas gordurosas também ajuda a garantir uma noite mais tranquila e favorece o equilíbrio do organismo.
Portanto, trocar o jantar tardio por hábitos mais saudáveis pode ser um passo simples e eficaz rumo ao bem-estar e à boa forma.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
