Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de setembro de 2024

Santa Catarina também registra fenômeno da ‘chuva preta’, com fuligem das queimadas


Por Agência Estado Publicado 17/09/2024 às 12h36
Ouvir: 00:00

A volta das chuvas em Santa Catarina nesta semana trouxe também, junto, o fenômeno da “chuva preta”, que ocorre por causa da presença de fuligem na atmosfera, proveniente da fumaça das queimadas. Segundo nota da Secretaria da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, a chuva preta ocorreu entre 12 e 13 de setembro por diversos moradores, sendo que o oeste do Estado foi a região mais atingida, “visto que lá a concentração de fumaça foi maior durante a semana”, diz a pasta. Também houve registros na serra e no leste catarinense.

Para o pesquisador de hidrologia da Epagri/Ciram, Guilherme Miranda, a chuva não prejudica de forma significativa o setor agropecuário. “Ao chover, essa fuligem que estava suspensa no ar poderia se depositar na superfície das folhas das hortaliças, prejudicando o aspecto visual de algumas”, cita Miranda. “Mas a própria chuva promoveu a lavagem deste material, fazendo com que consumo desses produtos hortigranjeiros não seja prejudicial para a saúde.”

Em relação à pecuária, Guilherme lembra que bebedouros expostos acumularam a chuva negra. “Nesses casos, a recomendação é higienizar os bebedouros expostos após a ocorrência do fenômeno meteorológico”, diz.

Após “lavar” o ar, a chuva em Santa Catarina prossegue neste fim de semana e com predomínio de vento sul. “A condição inibe o transporte da fumaça do Norte para o Sul do Brasil e, consequentemente, a presença de fuligem na atmosfera. Ou seja, o fenômeno da chuva preta não deve mais ser observado nos próximos dias”, informa a secretaria.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rede D’or, Hapvida e Bradesco Saúde têm alta de atendimentos com piora do ar em SP


Operadoras de planos de saúde e hospitais, incluindo Rede D’Or, Hapvida e Bradesco Saúde, registraram um aumento nos atendimentos médicos…


Operadoras de planos de saúde e hospitais, incluindo Rede D’Or, Hapvida e Bradesco Saúde, registraram um aumento nos atendimentos médicos…

Geral

Planos de saúde coletivos perdem 6 em cada 10 ações judiciais por reajustes abusivos, diz FGV


Seis de cada dez ações judiciais que contestam reajustes nas mensalidades de planos de saúde coletivos têm decisão, pelo Tribunal…


Seis de cada dez ações judiciais que contestam reajustes nas mensalidades de planos de saúde coletivos têm decisão, pelo Tribunal…