Sem estresse! Veterinário ensina como acostumar o gato a tomar banho
Ao contrário do que muita gente acredita, nem todos os gatos odeiam água. Alguns gostam de brincar, explorar e até nadar. “De forma geral, os felinos não gostam de água porque é um ambiente em que eles não conseguem controlar tudo ao redor”, explica o veterinário Thiago Borba. Segundo ele, esse desconforto é tão comum que, em alguns casos, gatos precisam até de sedação para tomar banho.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.

Mas há exceções. Raças como o bengal, por exemplo, são conhecidas por se interessarem mais por ambientes aquáticos. Mesmo gatos sem essa predisposição genética podem se acostumar à água se o processo for feito com calma, especialmente quando ainda são filhotes.
“O segredo é nunca impor. O ideal é dar liberdade para o gato experimentar a água no próprio tempo”, diz Borba. Ele recomenda improvisar, por exemplo, uma pequena piscina onde a água cubra apenas as patas do animal, criando brincadeiras nesse espaço para tornar o ambiente agradável.
Essa familiarização precoce, ainda nos primeiros meses de vida, ajuda a evitar traumas e cria uma relação mais positiva com a água. “Se o tutor realmente quer um gato que o acompanhe na água, o ideal é escolher uma raça que tenha esse perfil desde o início”, conclui o veterinário.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.