Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Sonda chinesa retorna à Terra com as primeiras amostras do lado distante da Lua


Por Agência Estado Publicado 25/06/2024 às 09h23
Ouvir: 00:00
pexels-brunoscramgnon-596134-1
Foto: Bruno Scramgnon/Pexels

A sonda espacial chinesa Chang’e 6 retornou à Terra nesta terça-feira, 25, com amostras de rocha e solo do lado distante da Lua, pouco explorado, em um fato inédito no mundo. A sonda aterrissou na terça-feira no local predeterminado, na região da Mongólia Interior. e a missão foi um “sucesso completo”, disse a agência espacial chinesa. Devido à sua complexidade, esse foi um dos projetos aeroespaciais mais ambiciosos já realizados pela China.

“Declaro agora que a Missão de Exploração Lunar Chang’e 6 foi totalmente bem-sucedida”, disse Zhang Kejian, diretor da Administração Espacial Nacional da China, em uma entrevista coletiva televisionada após o pouso.

Os cientistas chineses preveem que as amostras devolvidas incluirão rocha vulcânica de 2,5 milhões de anos e outros materiais que, segundo eles, responderão a perguntas sobre diferenças geográficas nos dois lados da Lua.

O lado próximo é o que é visto da Terra, e o lado distante está voltado para o espaço sideral. Sabe-se também que o lado mais distante tem montanhas e crateras de impacto, em contraste com as extensões relativamente planas visíveis no lado mais próximo.

Embora missões anteriores dos EUA e da União Soviética tenham coletado amostras do lado próximo da Lua, a missão chinesa foi a primeira a coletar amostras do lado distante.

O programa lunar faz parte de uma rivalidade crescente com os EUA – ainda líder em exploração espacial – e outros países, incluindo Japão e Índia. A China colocou sua própria estação espacial em órbita e envia tripulações regularmente para lá.

O líder da China, Xi Jinping, enviou uma mensagem de felicitações à equipe da Chang’e, dizendo que se tratava de uma “conquista histórica nos esforços de nosso país para se tornar uma potência espacial e tecnológica”.

A sonda deixou a Terra em 3 de maio e sua jornada durou 53 dias. A sonda perfurou o núcleo e coletou rochas da superfície.

Espera-se que as amostras “respondam a uma das questões científicas mais fundamentais da pesquisa científica lunar: qual atividade geológica é responsável pelas diferenças entre os dois lados?”, disse Zongyu Yue, geólogo da Academia Chinesa de Ciências, em um comunicado publicado na Innovation Monday, revista publicada em parceria com a Academia Chinesa de Ciências.

Nos últimos anos, a China lançou várias missões bem-sucedidas à Lua, coletando amostras do lado próximo da Lua com a sonda Chang’e 5.

Eles também esperam que a sonda retorne com material que contenha traços de impactos de meteoritos do passado da Lua.

Com a reentrada bem-sucedida da sonda, os cientistas começarão a estudar as amostras. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Execução de delator do PCC: força-tarefa cumpre mandados de busca, apreensão e prisão


A força-tarefa criada pela Secretaria da Segurança Pública para investigar a execução do empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach no último…


A força-tarefa criada pela Secretaria da Segurança Pública para investigar a execução do empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach no último…

Geral

11 Estados relatam falta de vacina; veja quais são e o que diz o governo


Pelo menos 11 Estados do País registram falta de algum tipo de vacina, de acordo com levantamento feito pelo Estadão…


Pelo menos 11 Estados do País registram falta de algum tipo de vacina, de acordo com levantamento feito pelo Estadão…

Geral

Segunda adolescente australiana morre em caso de álcool adulterado no Laos


Uma segunda adolescente australiana que ficou gravemente doente após consumir álcool adulterado no Laos morreu em um hospital em Bangkok,…


Uma segunda adolescente australiana que ficou gravemente doente após consumir álcool adulterado no Laos morreu em um hospital em Bangkok,…