Sozinha, pomba ferida entra em clínica veterinária para pedir socorro
O dia a dia em uma clínica veterinária costuma ser intenso. Entre consultas de rotina e cirurgias de castração, pode aparecer um paciente que necessita de atendimento urgente. Foi exatamente isso que aconteceu em um consultório localizado em São Paulo, mas, desta vez, não era um cão ou gato que precisava de ajuda.

- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
A equipe se surpreendeu ao encontrar uma pomba ferida pedindo socorro. Surpreendentemente, o animal não foi levado por um humano e entrou no local completamente sozinho, como se soubesse a quem recorrer. Sem hesitar, a médica-veterinária Joyce Freschi recolheu a pombinha e, rapidamente, prestou os primeiros atendimentos.
Como tudo aconteceu
Naquela tarde, ao verificar as câmeras de segurança, os funcionários puderam entender tudo que aconteceu ao observar a ave caminhando pela calçada próxima a clínica. De forma natural, ela seguiu seu caminho — como se tivesse até usando GPS — e entrou na recepção. Porém, nesse momento, a recepcionista não estava presente, e a pomba continuou circulando no ambiente até encontrar alguém.

Em seguida, a mulher apareceu, deu de cara com o pequeno animal e correu para chamar a veterinária, que logo percebeu seus ferimentos. Com cuidado, ela recolheu a pomba, limpou as feridas e fez as medicações necessárias. “Ela sabia exatamente onde pedir ajuda”, disse. Impressionada com a situação, Joyce decidiu compartilhar o ocorrido no TikTok. “Se não fosse filmado, ninguém iria acreditar”, escreveu na legenda.
A publicação, que já soma 2,7 milhões de visualizações e mais de 340 mil curtidas, também surpreendeu os internautas, que, além de elogiarem a atitude dos profissionais, ficaram chocados com a inteligência da ave. “Essa sim é uma veterinária de verdade e um ser humano maravilhoso. Parabéns!”, comentou uma mulher.
Estado de saúde
Depois, foi descoberto que, na verdade, tratava-se de um macho, que foi nomeado como Manchinha. Entre os exames realizados, a ave passou por raio-x e ultrassom, além de permanecer em acompanhamento diário. Os diagnósticos revelaram que a ave estava com uma infecção que parecia estar atingindo o osso — o que a impossibilitava de voar. O tratamento foi feito com antibióticos.
@joycefreschi Se não fosse filmado, ninguém iria acreditar 🕊️😂 #pombinha #aves #animaisfofos #soquemviveusabe #salvevidas #veterinaria #CurtaCadaMood ♬ Witch Familiar (Classical) [Classic](143628) – dice
Em cinco dias de observação, Manchinha não apresentou melhora. Mesmo assim, parecia bem, já que estava comendo e interagindo normalmente. A equipe, inclusive, preparou uma gaiola especial para o bichinho. Infelizmente, o quadro seguiu piorando e ele parecia cada vez mais fraco — com suspeita de câncer e possibilidade de amputação da asa.
Exemplo de amor pelos animais
Devido a amputação, a ave, de fato, não pôde mais voar. Foi quando Joyce decidiu mantê-lo permanentemente na clínica. Manchinha virou o mascote oficial e recebia cuidados e atenção todos os dias. Tristemente, em dezembro de 2023 tudo mudou.

Em uma manhã, os funcionários perceberam o animal muito debilitado, sem conseguir se mover e até se alimentar. Ao ser avaliado por uma especialista, foi detectado que ele estava com tricomoníase, doença transmitida entre aves pelo compartilhamento de comedouros. A hipótese foi que, devido a convivência com outras aves livres que passavam pela clínica, ele acabou sendo infectado.
A história, porém, teve outra reviravolta. Com o tratamento necessário, Manchinha chegou a se recuperar e ficar bem. Mesmo com todos os cuidados, depois de duas semanas, ele acabou não resistindo e faleceu.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
