A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) aprovou em sua última reunião, na sexta-feira (8/8), a inclusão da cirurgia robótica para tratamento do câncer de próstata na rede pública de saúde.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
A prostatectomia radical é o procedimento de retirada completa da próstata, essencial no tratamento de tumores localmente avançados. A decisão marca um avanço na oferta de técnicas cirúrgicas modernas na rede pública.
Deter o câncer de próstata sem perder qualidade de vida
O parecer considerou evidências científicas sobre segurança, eficácia e custo-efetividade. Apesar dos custos da inclusão do equipamento sofisticado nos hospitais públicos, a Conitec considerou que o investimento se pagava pela qualidade de vida dada aos pacientes após o procedimento, já que em cirurgias feitas por robô os indivíduos com a doença costumam manter mais anos de vida produtiva e demandam menos atenção posterior dos serviços de saúde.
Vantagens clínicas e econômicas
Estudos internacionais indicam que a cirurgia robótica apresenta menores taxas de complicações, menos necessidade de transfusões e recuperação mais rápida. Em centros de alta demanda, o uso da técnica pode reduzir filas e custos a longo prazo.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.