Tábua de 4 mil anos mostra primeira reclamação de cliente da história
Há quase quatro mil anos, na antiga Mesopotâmia, um homem chamado Nanni ficou insatisfeito com a qualidade do cobre que comprou e decidiu escrever uma reclamação formal ao vendedor, conhecido como Ea-nāṣir. O “Reclame aqui” da época foi feito em um tábua de argila da Idade do Bronze e é reconhecida como a reclamação de cliente mais antiga do mundo.

Nanni fez o texto na escrita cuneiforme, que era típica da época, e o enviou por meio de um mensageiro. Obviamente, não existiam aplicativos de mensagem e reclamações, cartas e textos em geral eram enviadas aos destinatários através de outras pessoas.
O cobre era essencial para a produção do bronze, liga metálica que deu nome à Era. Por isso, os pesquisadores acreditam que discussões mais acaloradas em torno da comercialização do recurso eram comuns.
No texto de reclamação, Nanni não poupou palavras e não desperdiçou nenhum centímetro da tábua de argila — as queixas cobriam a frente e o verso do objeto. Ela possui 11,6 cm de altura e 5 cm de largura. Sua tradução foi realizada pelo assiriologista Adolf Leo Oppenheim e publicada no livro Letters from Mesopotamia, em 1967.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.