Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

Tanzânia confirma surto de doença causada pelo vírus de Marburg, considerado altamente letal


Por Agência Estado Publicado 20/01/2025 às 21h31
Ouvir: 00:00
image
Foto: AfricaCDC/Divulgação

A Tanzânia confirmou nesta segunda-feira, 20, que está enfrentando um surto do vírus de Marburg na região de Kagera, no noroeste do país. O vírus, que é da mesma família do Ebola e tem alta taxa de letalidade, foi detectado após um caso positivo ser registrado durante a investigação de ocorrências suspeitas na área.

Um total de 25 casos suspeitos foram registrados até o momento, mas todos os outros testaram negativo e atualmente estão sob acompanhamento rigoroso.

A presidente do País, Samia Suluhu Hassan, fez o anúncio durante uma coletiva de imprensa ao lado do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, na capital administrativa da nação.

“Testes laboratoriais realizados no Laboratório Móvel de Kabaile, em Kagera, e posteriormente confirmados em Dar es Salaam, identificaram um paciente infectado pelo vírus Marburg. Felizmente, os demais casos suspeitos testaram negativo”, disse a presidente. “Demonstramos no passado nossa capacidade de conter um surto semelhante e estamos determinados a fazer o mesmo desta vez”, completou.

A chefe de Estado disse que o anúncio tem o objetivo de tranquilizar a população da Tanzânia e também a comunidade internacional e acrescentou que a região está determinada a enfrentar os desafios globais de saúde.

A OMS informou que está apoiando as autoridades de saúde do País no fortalecimento de medidas para o controle do surto, incluindo vigilância da doença, testes, tratamento, prevenção e controle de infecções, manejo de casos, além de aumentar a conscientização das comunidades para prevenir a disseminação do vírus.

“A OMS, trabalhando com seus parceiros, está comprometida em apoiar o governo da Tanzânia a controlar o surto o mais rápido possível e construir um futuro mais saudável, seguro e justo para todas as pessoas da Tanzânia”, disse Tedros.

Vírus de Marburg

A doença de Marburg causa febre hemorrágica e, em surtos anteriores, a taxa de letalidade dos casos variava de 24% a 88%, de acordo com a OMS.

A Tanzânia relatou um surto de Marburg em março de 2023 – o primeiro do país – na região de Kagera, no qual um total de nove casos (oito confirmados e um provável) e seis mortes foram registrados, com uma taxa de letalidade de 67%.

Outros surtos e casos esporádicos foram relatados na região africana, em países como Angola, República Democrática do Congo, Gana, Quênia, Guiné Equatorial, Ruanda, África do Sul e Uganda.

Na época, a OMS avaliou o risco à saúde pública representado pelos surtos na Guiné Equatorial e na República Unida da Tanzânia como muito alto em nível nacional, moderado em abrangência regional (África) e baixo para o risco global.

A doença provocada pelo vírus Marburg é altamente virulenta e começa abruptamente. Os pacientes apresentam febre alta, dor de cabeça intensa e mal-estar severo. Eles podem desenvolver sintomas hemorrágicos graves dentro de sete dias.

O vírus de Marburg é transmitido às pessoas por morcegos frugívoros e se espalha entre humanos por meio do contato direto com fluidos corporais de pessoas infectadas, superfícies e materiais contaminados.

Segundo a OMS, embora vários tratamentos e vacinas promissores estejam atualmente em fase de ensaios clínicos, não há tratamento ou vacina licenciados para a gestão eficaz ou prevenção da doença.

No entanto, o acesso precoce ao tratamento e a cuidados de suporte – reidratação com fluidos orais ou intravenosos – e o combate de sintomas específicos aumentam as chances de sobrevivência.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quem é o professor da USP que teve de deixar os EUA após atirar perto de sinagoga


Carlos Portugal Gouvêa, advogado brasileiro e professor visitante em Harvard, teve de deixar os Estados Unidos após ter disparado chumbinho…


Carlos Portugal Gouvêa, advogado brasileiro e professor visitante em Harvard, teve de deixar os Estados Unidos após ter disparado chumbinho…

Geral

Livraria Mantiqueira abre segunda loja e realiza ‘festival literário de inauguração’


A Livraria Mantiqueira, referência na região da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba, abre no sábado, 6, sua…


A Livraria Mantiqueira, referência na região da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba, abre no sábado, 6, sua…

Geral

Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão contra Thiago Schutz, o ‘Calvo da Campari’


A Polícia Civil cumpriu nesta sexta-feira, 5, um mandado de busca e apreensão na casa do influenciador Thiago da Cruz…


A Polícia Civil cumpriu nesta sexta-feira, 5, um mandado de busca e apreensão na casa do influenciador Thiago da Cruz…