
Certos fenômenos encontrados na natureza são tão surpreendentes que parecem até coisa de filme (ou série). É o caso do novo registro de pesquisadores brasileiros e dinamarqueses. Em expedição na floresta amazônica, eles acharam uma tarântula-golias (Theraphosa blondi) infectada pelo fungo Cordyceps caloceroides, que a deixou com aparência de zumbi, semelhante ao que acontece na série The Last of Us.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
O vídeo do encontro foi compartilhado pelo pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Elisandro Ricardo Drechsler-Santos, que esteve envolvido nas buscas. O registro mostra a aranha de cor marrom-dourada totalmente dominada pelo fundo alaranjado.
“O Brasil tem mais de 10% da diversidade global de fungos, que é um grupo de organismos muito importante para a humanidade. Documentar essa nos nossos ecossistemas naturais é um avanço científico, socioeconômico e de soberania”, exalta o pesquisador da UFSC, em registro postado em suas redes sociais.
O achado foi realizado pela estudante Lara Fritzsche, da Universidade de Copenhague (UCPH), na Dinamarca. A expedição para coleta fazia parte de curso intensivo de micologia organizado pelo biólogo João Paulo Machado de Araújo, professor da UCPH. As buscas aconteceram na Reserva Ducke, localizada perto de Manaus.
Apesar de não ser exatamente igual ao fungo de The Last of Us, o encontrado pelos pesquisadores pertence ao mesmo grupo dos que parasitam insetos e artrópodes.
Como o fungo deixa a aranha “zumbi”
Quando entra no corpo do hospedeiro por de seus esporos, o Cordyceps caloceroides age de forma brutal: ele “sequestra” o sistema nervoso e muscular da vítima e a transforma em “zumbi”; ao mesmo tempo, ele consome os nutrientes e tecidos do animal para se nutrir, enquanto se desenvolve; após a morte do bicho, ele come o que ainda resta e libera esporos no ambiente para infectar novos alvos.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.