Tempero extremamente comum usado no feijão diminui gases e facilita a digestão
O feijão é presença quase diária na mesa dos brasileiros e, além de nutritivo, pode se tornar ainda mais fácil de digerir com um simples ingrediente muito usado na cozinha: a folha de louro. Conhecida por realçar o sabor, a erva também oferece benefícios importantes para o sistema digestivo.
Tradicionalmente adicionada ao preparo para intensificar o aroma, a folha de louro vai além da função gastronômica. De acordo com a nutricionista e psicóloga Cibele Santos, o tempero exerce um papel funcional no organismo. “Além de enriquecer o sabor, a folha de louro é conhecida por ajudar na digestão. Ela pode suavizar o efeito do feijão no nosso estômago, tornando a refeição mais amigável.”
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Um dos motivos está na presença de compostos bioativos, como o eugenol, substância com ação anti-inflamatória. Segundo a especialista, esse componente contribui para reduzir desconfortos após as refeições. “Ele pode até ajudar a aliviar preocupações comuns como inchaço e gases”, destaca.

Além de favorecer a digestão e diminuir a formação de gases, o louro também valoriza o prato do ponto de vista sensorial. “Fazendo com que cada prato se torne uma experiência com sabor único”, sugere Cibele, ao ressaltar que pequenas mudanças no tempero fazem diferença no resultado final.
Para quem deseja variar ou potencializar ainda mais o preparo do feijão, a nutricionista recomenda combinar a folha de louro com outros ingredientes naturais. “Experimente misturar outras especiarias como cominho, pimenta-do-reino e alho. O toque de cebola e um pouquinho de pimentão também podem transformar seu feijão em um prato irresistível.”
Simples, acessível e amplamente disponível, a folha de louro se destaca como uma aliada da digestão e do sabor, mostrando que um detalhe no preparo pode trazer benefícios que vão muito além do paladar.
As informações são de reportagem do Metrópoles, parceiro do GMC Online.
