Trânsito: Nova lei pode suspender CNH por até 24 meses; conheça


Por Redação GMC Online

Um novo projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados pode endurecer as punições para motoristas que cometem ultrapassagens perigosas ou dirigem de forma irresponsável. O Projeto de Lei 1405/24, que propõe alterações no Código de Trânsito Brasileiro, classifica essas condutas como infrações gravíssimas, com punições severas que incluem multas altas e suspensão da CNH por até 24 meses.

Segundo o texto, será considerada ultrapassagem perigosa ou direção irresponsável qualquer manobra feita em desacordo com as normas de trânsito que represente risco iminente à segurança viária ou à vida e integridade física de outras pessoas.

Proposta da nova lei de trânsito: Multa e suspensão da CNH

A penalidade prevista é de R$ 2.934,70, valor equivalente a dez vezes a multa base para infração gravíssima. Além disso, o condutor infrator poderá ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por 12 meses e receberá sete pontos na carteira.

Caso haja reincidência dentro de um ano, o período de suspensão será dobrado, totalizando 24 meses. Outro ponto do projeto é que os motoristas punidos por esse tipo de infração ficarão proibidos de dirigir em rodovias e estradas por, no mínimo, dois anos.

Tramitação do projeto

O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Para que entre em vigor, ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

A proposta visa tornar o trânsito mais seguro e responsabilizar de forma mais rígida quem coloca a vida de outras pessoas em risco ao volante.

nova lei de trânsito ainda está sendo discutida
Projeto da nova lei de trânsito está em tramitação na Câmara dos Deputados. Foto: Ilustrativa/Divulgação/DER

Com informações da Agência Câmara

Sair da versão mobile