Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de dezembro de 2025

Três clássicos brasileiros estão entre os cinco melhores pratos com feijão do mundo; veja ranking


Por Redação GMC Online Publicado 14/11/2024 às 16h08
Ouvir: 00:00

Taste Altas — guia internacional de gastronomia que recebe avaliações de usuários de diversas partes do mundo — divulgou nesta terça-feira, 12, a lista com os 100 melhores pratos com feijão do mundo. Entre os cinco melhores avaliados, estão três representantes brasileiros: feijão tropeiro, tutu de feijão e feijoada.

composition-with-delicious-brazilian-food-close-up
Foto: Freepik

A classificação geral é feita pela votação de usuários da plataforma que dão notas de 0,5 a 5. A partir disso, o site reúne a média e divulga ao público.

Veja os cinco melhores pratos com feijão do mundo

1. Sopa Tarasca – Michoacán, México (4,6)
Em primeiro lugar, a tradicional Sopa Tarasca é um prato típico do estado mexicano de Michoacán, lar do povo Purépecha, também conhecido como Tarasco. Este povo, que habitou a região desde o século XI, trouxe uma rica herança cultural, que inclui essa sopa de feijão. Feita com feijões cozidos junto a tomates em um caldo de frango, a sopa se destaca pela presença de pimentas frescas e secas, como a pasilla de Oaxaca, que confere um leve toque defumado e apimentado ao prato.

2. Diri ak pwa – Haiti (4,6)
O segundo lugar vai para o diri ak pwa, um clássico da culinária haitiana. Conhecido como o prato nacional do Haiti, ele surgiu como alimento comum entre os escravos, sendo preparado com arroz e uma variedade de feijões, como pinto, vermelho e preto. Rico em nutrientes, o prato combina o amido do arroz com proteínas e ferro dos feijões, resultando em uma refeição completa e altamente nutritiva que se tornou símbolo de resistência e cultura.

3. Feijão tropeiro – Minas Gerais, Brasil (4,4)
Em terceiro lugar, o Feijão tropeiro representa a tradição mineira e é um dos pratos mais famosos do Brasil. Popularizado pelos tropeiros, que viajavam levando ingredientes básicos como feijão, farinha de mandioca e carne seca, o prato é um símbolo da história colonial brasileira. O feijão tropeiro combina feijões cozidos com carne seca, farinha de mandioca, linguiça e outros temperos, criando um sabor robusto e rico que conquista paladares por onde passa.

4. Tutu de feijão – Minas Gerais, Brasil (4,4)
Outro prato mineiro ocupa a quarta posição. O Tutu de feijão é uma receita onde o feijão (geralmente preto) é transformado em um purê espesso, engrossado com farinha de mandioca ou milho. Temperado com alho, cebola, e outras especiarias, o tutu é frequentemente servido com acompanhamentos como linguiça, arroz, ovos e couve. Essa combinação de sabores e a textura cremosa fazem do Tutu de feijão um prato amado na culinária brasileira.

5. Feijoada – Brasil (4,3)
Em quinto lugar, está a famosa Feijoada, prato nacional do Brasil. Preparada com feijões pretos e cortes variados de carne de porco, como bacon, linguiça e carne seca, a feijoada é rica em sabores. Tradicionalmente servida aos sábados, a refeição é acompanhada por arroz, couve refogada, torresmos e laranjas fatiadas, além do famoso caldinho de feijão como aperitivo. A feijoada é um verdadeiro ritual gastronômico e uma celebração da culinária brasileira.

Veja abaixo a lista dos 50 melhores pratos com feijão do mundo. Para conferir o top 100, clique aqui.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Militar do Exército sofre assalto, persegue e mata suspeito a tiros em praia do Guarujá


Um homem de 37 anos foi morto a tiros, na manhã deste sábado, 6, após assaltar um cabo do Exército…


Um homem de 37 anos foi morto a tiros, na manhã deste sábado, 6, após assaltar um cabo do Exército…

Geral

Soldado confessa ter esfaqueado e incendiado cabo do Exército e responderá por feminicídio


Maria de Lourdes Freire Matos, cabo do Exército Brasileiro, morreu aos 25 anos de idade em um incêndio criminoso no…


Maria de Lourdes Freire Matos, cabo do Exército Brasileiro, morreu aos 25 anos de idade em um incêndio criminoso no…