Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Tricampeão de jiu-jitsu é morto por atirador em restaurante de Praia Grande


Por Agência Estado Publicado 13/10/2022 às 22h10 Atualizado 20/10/2022 às 21h12
Ouvir: 00:00

O paratleta Thaynã Higor da Cruz Silva, de 25 anos, tricampeão mundial de jiu-jitsu, foi morto a tiros por um homem em frente a um restaurante, no final da noite desta quarta-feira, 12, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O idoso Walter Ramos Filho, de 67 anos, também morreu, após ser atingido pelos disparos do atirador. O autor dos tiros fugiu, mas foi perseguido e preso.

Conforme a Polícia Civil, Thaynã esperava um transporte por aplicativo em frente ao restaurante japonês Katsuya, na Avenida Marechal Mallet, quando um homem vestindo bermuda e camiseta se aproximou com a arma em punho e fez um disparo. Atingido na nuca, o paratleta caiu na calçada.

Devido ao feriado de Nossa Aparecida, havia muita gente no local. Com a arma apontada para o público, o homem entrou no restaurante e fez outro disparo, atingindo o idoso. Ramos Filho foi levado ao Hospital Irmã Dulce, mas morreu já na madrugada desta quinta-feira, 13.

Depois de efetuar os disparos, o atirador saiu do local e fugiu correndo em direção à Avenida Ecológica. Perseguido pelas pessoas que testemunharam os crimes, ele se refugiou em uma pizzaria e tomou um homem e seu filho como reféns.

A Polícia Militar cercou o local e o criminoso foi preso. Ele foi identificado como Maurício de Souza Alves, de 36 anos. Conforme a polícia, o atirador já tinha passagem por crime de sequestro e era procurado pela Justiça.

O restaurante Katsuya Sushi fechou nesta quinta, em sinal de luto. Mensagem em um cartaz na porta do estabelecimento e na página do restaurante em rede social lamentava o acontecido e se solidarizava com as famílias das vítimas. “Reafirmamos o repúdio a qualquer tipo de violência e juntamos as vozes aos que clamam por segurança e paz”, dizia a mensagem.

Carreira no esporte

Morador do Guarujá, também no litoral, Thaynã tinha uma lesão no plexo braquial que limitava os movimentos e o desenvolvimento muscular do braço esquerdo. Conforme contava, o problema foi decorrente de um erro médico em seu parto. Em 2010, ele começou a treinar jiu-jitsu, participando inicialmente de competições para pessoas sem deficiência.

Quando os campeonatos de paratletismo contemplaram a categoria dele, em 2014, Thaynã começou a se destacar. Em pouco anos se tornou tricampeão brasileiro e mundial nos campeonatos organizados pela Confederação Brasileira de Parajiu-Jitsu (CBPJ). Em 2018, ele conseguiu o bicampeonato da categoria em uma competição tradicional, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

A Confederação lamentou o falecimento do paratleta e declarou luto por sete dias. A prefeitura de Guarujá, que apoiou o atleta com uma bolsa em 2018, lamentou “o prematuro falecimento do paratleta em circunstâncias trágicas” e se solidarizou com familiares e amigos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Em 6 dias, CNH do Brasil soma 19 mi de usuários e 1 mi de pedidos de novas habilitações


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…

Geral

Piloto de helicóptero da polícia baleado na cabeça em operação no Rio recebe alta após 9 meses


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…

Geral

Enel SP diz que seguirá trabalhando para reduzir o impacto de eventos climáticos aos clientes


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…