Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de novembro de 2024

Túmulos dos cemitérios do Araçá e Santo Amaro terão geolocalização


Por Agência Estado Publicado 02/11/2024 às 08h08
Ouvir: 00:00
image
Foto: Reprodução

O cemitério Santo Amaro, na zona sul, mais antigo da capital paulista, e o Araçá, maior cemitério urbano da América Latina, no centro, passam a contar com sistema inédito de geolocalização a partir deste sábado, 2, Dia de Finados.

Segundo a Cortel SP, concessionária responsável pelas unidades, a plataforma hospedada no site https://bit.ly/4ekq0Q0 permite, via pesquisa de nomes, acesso a informações dos jazigos, foto dos túmulos, além da localização das sepulturas em tempo real.

Ainda conforme a concessionária, a geolocalização foi obtida via digitalização e processamento de dados de 350 mil documentos dos dois cemitérios, entre livros cemiteriais, certidões de óbito e cartas de concessão. O trabalho foi iniciado há um ano. Em paralelo, a Cortel SP diz ter conferido in loco e fotografado túmulos, quadras e terrenos para comparar com o levantamento digitalizado. O investimento do grupo em todas essas etapas foi de cerca de R$ 4 milhões. “Com essas informações, a tecnologia localiza o jazigo, rua, quadra e guia os munícipes até o local”, diz Ricardo Pólito, diretor de cemitérios da Cortel SP.

No total, considerando as outras três unidades administradas pelo grupo na capital – São Paulo (zona oeste), Dom Bosco e Vila Nova Cachoeirinha (norte) -, foram digitalizados 1,3 milhão de documentos. A expectativa é de que os outros cemitérios também contem com a geolocalização até o próximo Dia das Mães.

A Cortel SP afirma ainda que vai oferecer uma programação especial hoje, das 7h às 18h. Destaque em 2023 no Araçá, a chuva de pétalas de rosas lançada por helicóptero ocorrerá de novo, mas, neste ano, às 15h no Cemitério Dom Bosco e às 16h no Vila Nova Cachoeirinha. A empresa diz que haverá colaboradores para ajudar os munícipes no processo de recadastramento dos jazigos e celebrações religiosas.

Já a concessionária Velar SP disse que reforçará o atendimento nos cinco cemitérios sob sua gestão – São Luiz (zona sul), Freguesia do Ó (norte), São Pedro (Vila Alpina), Itaquera e Penha (leste) -; e no Crematório da Vila Alpina. Hoje, haverá tendas para recadastramento em todos os cemitérios administrados pela empresa, das 7h às 17h.

Já a Consolare, que gere os Cemitérios da Consolação, no centro; Quarta Parada e Vila Formosa 1 e 2, zona leste; Santana e Tremembé, norte; e Vila Mariana, sul, também terá missas e aproveitará o fluxo de famílias para atualizar cadastros. Por sua vez, o Grupo Maya terá cronograma de missas nos Cemitérios Campo Grande e Parelheiros, na zona sul; Lageado e Saudade, zona leste; e Lapa, oeste.

Trânsito

Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) auxiliarão no trânsito no entorno dos cemitérios públicos. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), e a Polícia Militar atuarão juntas para reforçar a segurança nos locais.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem morre após tentar saltar de speed fly na Pedra Bonita, no Rio


Um homem de 50 anos morreu ao tentar voar de speed fly no domingo, 3, em Pedra Bonita, São Conrado,…


Um homem de 50 anos morreu ao tentar voar de speed fly no domingo, 3, em Pedra Bonita, São Conrado,…