Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de fevereiro de 2026

USP oficializa demissão de professor da Faculdade de Direito acusado de assediar dez alunos


Por Agência Estado Publicado 11/02/2026 às 15h56
Ouvir: 00:00

A Universidade de São Paulo (USP) oficializou nesta quarta-feira, 11 a demissão do professor Alysson Leandro Barbate Mascaro, acusado de assediar dez alunos entre 2006 e 2024. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado. Mascaro pode recorrer da decisão em até 30 dias. O Estadão busca contato com a defesa.

Em dezembro do ano passado, a Faculdade de Direito da USP decidiu demitir o professor, que passou a ser investigado por assédio em 2024. Ele estava afastado da instituição desde então. À época da denúncia, Mascaro já tinha negado as acusações.

Mascaro era professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo na graduação e na pós-graduação, livre-docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito e autor de livros como Crise e Golpe e Estado e Forma Política (Boitempo Editorial), Filosofia do Direito e Introdução ao Estudo do Direito (GEN-Atlas).

A Comissão que investigou o caso teve inicialmente 90 dias (prorrogáveis, se fosse necessário – o que ocorreu diversas vezes) para conclusão dos trabalhos. O afastamento cautelar foi publicado em portaria em dezembro de 2024 e solicitado pelo Presidente da apuração preliminar.

No documento, o diretor afirmava que havia “fortes indícios de materialidade dos fatos e que estes envolvem possível enquadramento típico de assédio sexual vertical”.

Na ocasião, a defesa do docente rebateu as acusações e alegou que “perfis fakes de Instagram são criados para propagar calúnias, inverdades e estimular intrigas”.

O procedimento contra Mascaro foi instaurado após solicitação do Centro Acadêmico XI de Agosto. A representação dos alunos cita reportagem publicada pelo site The Intercept com denúncia de supostos abusos contra dez alunos da faculdade cometidos por Mascaro entre 2006 e 2024.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Parque Villa-Lobos reabre Orquidário após quase dez anos e obras de R$ 2 milhões


O Parque Villa-Lobos reabriu no último final de semana o Orquidário Ruth Cardoso. O espaço de preservação e conservação estava…


O Parque Villa-Lobos reabriu no último final de semana o Orquidário Ruth Cardoso. O espaço de preservação e conservação estava…

Geral

Adolescente é vítima de estupro coletivo após ser confundida com namorada de traficante no RJ


A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro realizou nesta quarta-feira, 11, uma operação para cumprir cinco mandados de…


A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro realizou nesta quarta-feira, 11, uma operação para cumprir cinco mandados de…