Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de setembro de 2024

Vacinação nas escolas é aprovada pelo Senado


Por Agência Estado Publicado 21/05/2024 às 23h03
Ouvir: 00:00
close-up-female-doctor-giving-injection-patient-s-arm-1
Foto: Ilustrativa/Freepik

O Senado aprovou nesta terça-feira, 21, o projeto de lei 826/2019, que cria o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas. O programa prevê que equipes de vacinação visitem as escolas públicas ou que recebem recursos públicos para oferecer vacinas a alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Agora o projeto vai ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que pode sancionar ou vetar a medida. A expectativa é de que sancione.

Proposto em 2019 pelo deputado federal Domingos Sávio (então no PSDB e hoje filiado ao PL em Minas Gerais), o projeto foi encaminhado ao Senado em setembro do ano passado.

Apoiado pelo governo federal, foi aprovado nesta terça-feira de forma simbólica, sem contagem de votos – mas com registro de contrariedade dos senadores Damares Alves (Republicanos-DF), Cleitinho (Republicanos-MG), Eduardo Girão (Novo-CE) e Rogério Marinho (PL-RN).

O projeto não prevê obrigatoriedade da vacina, mas a oposição foi contrária a um artigo que prevê que pais ou responsáveis que receberam aviso sobre a vacinação na escola devem comparecer à unidade escolar em até 30 dias, sob pena de uma equipe de vacinação ir à casa do aluno para orientar sua família sobre a importância da vacinação.

O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo na Casa, se comprometeu com o veto desse trecho da lei pelo presidente Lula.

O programa prevê que, em comum acordo com a unidade de saúde mais próxima, cada escola agende a visita de vacinadores.

Com pelo menos cinco dias de antecedência, os pais ou responsáveis devem ser informados, para que não deixem de levar seus filhos à escola naquele dia, e para que eles levem a carteira de vacinação.

Havendo doses disponíveis, a vacinação será estendida a outras pessoas da comunidade, que tenham indicação para tomar aquele imunizante.

As informações são da Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SP reabre 69 parques, incluindo o Cantareira, após interdição por risco de queimadas


O governo de São Paulo vai reabrir 69 dos 81 parques e áreas de conservação que foram fechados para acesso…


O governo de São Paulo vai reabrir 69 dos 81 parques e áreas de conservação que foram fechados para acesso…

Geral

‘Corre Preto’: veja o grupo gaúcho que promove atividade física, saúde e identidade racial


O coletivo “Corre Preto” é um grupo gaúcho de corrida, ou seja, organiza eventos que são ambientes de apoio para…


O coletivo “Corre Preto” é um grupo gaúcho de corrida, ou seja, organiza eventos que são ambientes de apoio para…