Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de julho de 2024

Veja como funciona o uso privado de praias em outros países


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 06/06/2024 às 09h09
Ouvir: 00:00

Nos últimos dias, uma proposta polêmica que tramita no Senado Federal ganhou notoriedade e abriu discussões sobre uma possível privatização de praias no Brasil.

pexels-cesar-coni-871717-3671512-1
Foto: César Coni/Pexels

Em outros países, o tema que ganhou destaque e abriu discussões após um bate boca entre Luana Piovani e Neymar Júnior nas redes sociais, já possuí regras fixas que determinam como praias e trechos costeiros podem ser utilizados pelo setor privado.

Confira:

Itália

Com cerca de 8 mil km de costa, o governo da Itália estima que 33% das praias do país estão sob concessão para exploração econômica, enquanto 67% são gratuitas ou disponíveis para exploração privada.

México

Já no México, o país instituiu uma área chamada Zona Federal Marítimo Terrestre, em que o uso particular de praias e trechos costeiros também são permitidos por meio de concessões.

França

Segundo a legislação da França, nenhuma praia no país pode ser privada. Contudo, a exemplo da Itália e México, empresas privadas podem operar em tais áreas por meio de concessões de uso.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

PM encontra recipientes de material radioativo furtado e prende três suspeitos


A Polícia Militar de São Paulo encontrou, no último sábado, 6, cinco cilindros que estavam sendo usados para armazenar o…


A Polícia Militar de São Paulo encontrou, no último sábado, 6, cinco cilindros que estavam sendo usados para armazenar o…