Veja os 5 restaurantes mais lindos do mundo de 2025, segundo ranking
Iniciativa anual que condecora projetos contemporâneos em escala global, o Prix Versailles revelou os premiados da categoria Restaurantes Mais Lindos do Mundo para 2025. O elenco lista 16 casas gastronômicas recém-inauguradas ou reinauguradas que encantam a clientela não só pela gastronomia, mas também pela arquitetura imponente.

Secretário-geral do projeto, Jérôme Gouadain detalhou que o rol contempla as melhores inaugurações gastronômicas no mundo. Na avaliação do executivo, o design dos endereços agrega à memória do cliente. Ele pontuou que uma refeição feita em um restaurante envolve elementos sensoriais, como sabor, aromas, trilhas sonoras e objetos do ambiente.
Abaixo, confira cinco dos 16 restaurantes mais lindos do mundo:
Gerbou, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
O restaurante demonstra que o cliente será bem acolhido a partir do nome, afinal Gerbou significa “bem-vindo ao nosso lar” em árabe. Comandada pelo chef Ionel Catau, a cozinha oferece um menu, que mescla técnicas modernas e sabores ancestrais. Os ingredientes utilizados nos preparos são provenientes da região.
A arquitetura do Gerbou é um espetáculo à parte. Com projeto assinado por Kristina Zanic Consultants em parceria com a Tasmeen Tashkeel, o interior chama atenção pela sofisticação. Enquanto os sofás foram elaborados com couro de camelo e as cadeiras com árvores ghaf, a iluminação remete a escamas de peixes.

Smoked Room, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
Com uma estrela Michelin no currículo, o chef Dani García criou uma experiência impecável ao lançar o Smoked Room, projetado pelo estúdio Astet. Para entrar na casa gastronômica, o cliente passa por um corredor escuro com fileiras de luzes, em seguida, depara-se com espelhos, telas de latão e tijolos combinados com metais. O objetivo é fazer referência ao fogo.
Os clientes acompanham ao vivo a preparação dos pratos. Vale ressaltar que a área de sobremesas leva a clientela a viajar pela estética japonesa.

Shell, em Nusa Penida, na Indonésia
Com a atmosfera monumental, o restaurante Shell (foto em destaque) faz parte do complexo Intaaya e está fixado sobre falésias com vista para a praia Diamond. Assinado por Pablo Luna Studio, o projeto traz na composição bambu e terra compactada. O arquiteto concretizou o objetivo de criar uma estrutura inspirada em uma concha.

Coro, em Orvieto, na Itália
Entrar no restaurante Coro é o mesmo que fazer uma viagem no tempo. Capitaneada por Francesco Perali e Ronald Bukri, a casa gastronômica está situada em uma igreja do século 16, com fachada gótica. Para se tornar um endereço de comes e bebes, o espaço precisou ser restaurado pelo arquiteto Giuliano Andrea dell’Uva.

Kimyona, em Riad, na Arábia Saudita
Além de saborearem pratos deliciosos, os clientes que visitam o restaurante Kimyona se sentem “dentro” de uma câmera fotográfica analógica em preto e branco. A temática inspirou o projeto desenvolvido pelo estúdio Azaz Architects. Um dos corredores iluminados faz jus a uma sala de revelação de filmes de fotos.

Clique aqui e veja a lista completa dos restaurantes mais lindos do mundo no Metrópoles, parceiro do GMC Online.