Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de junho de 2024

Veja produtos de marcas famosas recolhidos pela Anvisa


Por Redação GMC Online Publicado 22/06/2024 às 08h06
Ouvir: 00:00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recolheu e suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso de diversos produtos recentemente. Detergente, suplemento alimentar e pomadas para cabelo estiveram na mira do órgão.

Sede da anvisa
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foto: Agência Brasil

Detergente com cheiro de podre

A Anvisa suspeudeu lotes do detergente Ypê, em maio, por potencial risco de contaminação microbiológica. A medida afeta todos os detergentes Ypê Clear Care, Coco, Capim Limão, Limão, Maçã e Neutro fabricados nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro do ano de 2022, com final de lote identificado por 1 ou 3. – veja aqui a lista completa de lotes. Nas redes sociais, consumidores afirmaram que o detergente estava com “cheiro podre”. Outros comentários, que vinham sendo publicados desde 2023, classificaram o produto com odor de esgoto, carniça, entre outros.

Os detergentes foram suspensos “devido à identificação de desvio em resultado de análise de monitoramento de parâmetro de produção que ensejam potencial risco de contaminação microbiológica”, diz a resolução da Anvisa. De acordo com a Química Amparo, foi verificada, em alguns lotes específicos, “a possibilidade de descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato”, diz a empresa em nota. A Química Amparo ainda destaca que não há proibição de comercialização do produto, e sim o bloqueio e recolhimento exclusivamente dos lotes indicados na ação voluntária da empresa.

Suplemento alimentar com ‘partículoas estranhas’

Em março, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso de quatro lotes do Suplemento Alimentar de Bacillus claussi da marca Neogermina. A medida foi motivada pelo comunicado de recolhimento voluntário encaminhado pela empresa Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica SA – CNPJ: 05.161.069-0001-10, devido à presença de partículas estranhas nos referidos lotes (desvio de qualidade no produto) – veja os lotes e saiba mais aqui.

Pomadas capilares que podem causar cegueira

No fim do ano passado, a Anvisa cancelou 1.266 pomadas destinadas à fixação ou modelagem de cabelos, conforme publicado no Diário Oficial da União de 29 de dezembro Essa ação integra uma série de iniciativas adotadas pela agência desde o início do ano com o objetivo de assegurar a segurança dos produtos, em resposta a relatos de efeitos adversos graves associados ao seu uso, como queimaduas nos olhos com risco de causar cegueira – saiba mais aqui.

Outros produtos recolhidos pela Anvisa

No ano passado,vários produtos de marcas famosas também foram recolhidos pela Anvisa. A lista inclui 2,2 milhões de garrafas de sidra com fragmentos de vidro na bebida, que podem provocar cortes na boca ou em partes do intestino se ingeridos. Atum enlatado e marca de leite também foram alvo da Anvisa – acesse aqui.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Saiba o que muda com a decisão do STF para garantir tratamento adequado a pessoas trans no SUS


O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria no plenário virtual para obrigar o Ministério da Saúde a garantir o atendimento…


O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria no plenário virtual para obrigar o Ministério da Saúde a garantir o atendimento…

Geral

Celulares, tablets e computadores: País registra mais de 2 dispositivos digitais por habitante


O Brasil tem uma média de 2,2 dispositivos digitais por habitante, segundo a 35ª edição do estudo anual do Centro…


O Brasil tem uma média de 2,2 dispositivos digitais por habitante, segundo a 35ª edição do estudo anual do Centro…

Geral

CNJ prepara mutirão para rever decisões e libertar presos por portar 40g de maconha ou menos


Após a descriminalização do porte de maconha em pequenas quantidades pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o Conselho Nacional de Justiça…


Após a descriminalização do porte de maconha em pequenas quantidades pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o Conselho Nacional de Justiça…