Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de dezembro de 2025

Veja produtos de marcas famosas recolhidos pela Anvisa


Por Redação GMC Online Publicado 22/06/2024 às 08h06
Ouvir: 00:00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recolheu e suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso de diversos produtos recentemente. Detergente, suplemento alimentar e pomadas para cabelo estiveram na mira do órgão.

Sede da anvisa
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foto: Agência Brasil

Detergente com cheiro de podre

A Anvisa suspeudeu lotes do detergente Ypê, em maio, por potencial risco de contaminação microbiológica. A medida afeta todos os detergentes Ypê Clear Care, Coco, Capim Limão, Limão, Maçã e Neutro fabricados nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro do ano de 2022, com final de lote identificado por 1 ou 3. – veja aqui a lista completa de lotes. Nas redes sociais, consumidores afirmaram que o detergente estava com “cheiro podre”. Outros comentários, que vinham sendo publicados desde 2023, classificaram o produto com odor de esgoto, carniça, entre outros.

Os detergentes foram suspensos “devido à identificação de desvio em resultado de análise de monitoramento de parâmetro de produção que ensejam potencial risco de contaminação microbiológica”, diz a resolução da Anvisa. De acordo com a Química Amparo, foi verificada, em alguns lotes específicos, “a possibilidade de descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato”, diz a empresa em nota. A Química Amparo ainda destaca que não há proibição de comercialização do produto, e sim o bloqueio e recolhimento exclusivamente dos lotes indicados na ação voluntária da empresa.

Suplemento alimentar com ‘partículoas estranhas’

Em março, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso de quatro lotes do Suplemento Alimentar de Bacillus claussi da marca Neogermina. A medida foi motivada pelo comunicado de recolhimento voluntário encaminhado pela empresa Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica SA – CNPJ: 05.161.069-0001-10, devido à presença de partículas estranhas nos referidos lotes (desvio de qualidade no produto) – veja os lotes e saiba mais aqui.

Pomadas capilares que podem causar cegueira

No fim do ano passado, a Anvisa cancelou 1.266 pomadas destinadas à fixação ou modelagem de cabelos, conforme publicado no Diário Oficial da União de 29 de dezembro Essa ação integra uma série de iniciativas adotadas pela agência desde o início do ano com o objetivo de assegurar a segurança dos produtos, em resposta a relatos de efeitos adversos graves associados ao seu uso, como queimaduas nos olhos com risco de causar cegueira – saiba mais aqui.

Outros produtos recolhidos pela Anvisa

No ano passado,vários produtos de marcas famosas também foram recolhidos pela Anvisa. A lista inclui 2,2 milhões de garrafas de sidra com fragmentos de vidro na bebida, que podem provocar cortes na boca ou em partes do intestino se ingeridos. Atum enlatado e marca de leite também foram alvo da Anvisa – acesse aqui.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Shopping em São Paulo tem espaço especial para pessoas com autismo encontrarem o Papai Noel


Pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) podem apresentar maior sensibilidade a estímulos sonoros, luminosos e à agitação dos ambientes….


Pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) podem apresentar maior sensibilidade a estímulos sonoros, luminosos e à agitação dos ambientes….

Geral

Mulher é agredida com tacho durante discussão com amigo no interior de SP e desmaia na rua


Uma mulher de 41 anos foi agredida na rua com um tacho durante uma discussão com um amigo em Várzea…


Uma mulher de 41 anos foi agredida na rua com um tacho durante uma discussão com um amigo em Várzea…

Geral

Rede de academias abre as portas para adolescentes treinarem gratuitamente até janeiro de 2026


A rede de academias Smart Fit anunciou uma iniciativa para adolescentes entre 14 e 18 anos treinarem gratuitamente até o…


A rede de academias Smart Fit anunciou uma iniciativa para adolescentes entre 14 e 18 anos treinarem gratuitamente até o…