Veja quais nutrientes devem ser priorizados para você envelhecer bem


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online
Imagem de pikisuperstar no Freepik

Com o envelhecimento, o corpo passa por várias alterações fisiológicas. Nesse processo natural, algumas mudanças nos hábitos são importantes para manter boas condições de saúde, como uma alimentação rica em nutrientes.

Em conversa com a Coluna Claudia Meireles, a nutricionista Letícia Gasparetto explica que, com o passar dos anos, o metabolismo desacelera, a massa muscular diminui e a absorção de nutrientes pode ser menos eficiente. Por isso, é fundamental ficar atento à ingestão de macro e micronutrientes que atendam às necessidades específicas do organismo.

“Podem surgir deficiências de vitamina D, cálcio, vitamina B12 e ferro. Isso pode resultar de uma combinação de fatores, incluindo dieta inadequada, menor exposição ao sol e problemas de absorção”, explica.

Na avaliação da especialista, envelhecimento saudável é “aquele sem desnutrição”, que mantém as quantidades certas de gordura e músculos no corpo para a realização de atividades essenciais, a exemplo da caminhada. Por isso, é fundamental incluir proteínas, carboidratos e gorduras boas nas refeições.

“As proteínas ajudam a manter a massa muscular, os carboidratos fornecem energia e as gorduras saudáveis são importantes para a saúde cardiovascular e cerebral”, explica.

Bife de filé-mignon, ovo cozido, coxa de frango, feijão-preto e sopa de lentilha são alguns dos alimentos citados pela profissional ricos em proteínas.

Leia a reportagem completa em Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile