Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

31 de dezembro de 2026

Veterinário explica como proteger pets do barulho de fogos de artifício; veja orientações


Por Camila Maciel Publicado 31/12/2025 às 14h07
Ouvir: 00:00
cachorro-adoravel-em-close-up-deitado-no-cobertor
Foto: Freepik

O barulho dos fogos de artifício, comum em comemorações como o Ano Novo, pode trazer consequências graves para cães, gatos e outros animais. O alerta é do Médico Veterinário Thiago Lima, especialista em animais silvestres e sócio do Espaço Pet Exotic, em Sarandi.

“A audição de cães e gatos é de duas a três vezes mais sensível do que a dos humanos, e o barulho dos fogos pode causar estresse intenso, pânico e medo”, explica. Ele acrescenta que, além do sofrimento emocional, há riscos físicos. “Animais predispostos podem desenvolver taquicardia e arritmias, podendo, em casos mais graves, evoluir até mesmo para o óbito”, alerta.

Outro problema comum causado pelo barulho dos fogos são as fugas e os acidentes. “Como o animal não entende a origem do som, ele tenta se afastar do barulho. Entra em instinto de fuga, se assusta, foge do ambiente e acaba se perdendo ou se machucando. Os que ficam em quintais tentam entrar em casa desesperadamente e podem sofrer cortes, fraturas e outros traumas”, explica.

Segundo o veterinário, todos os animais sentem algum grau de desconforto, porém alguns demonstram reações mais intensas, incluindo aves, coelhos, roedores e outros pequenos animais, que têm uma audição ainda mais sensível. “Todos se incomodam em algum grau. Alguns parecem reagir menos por já terem sido expostos antes, mas isso não significa que o som não cause estresse”, ressalta.

Veja algumas dicas para proteger os animais

  • Uso de fitoterápicos ou, em casos mais graves, medicações ansiolíticas, sempre com orientação veterinária;
  • Faixas calmantes, como coletes de compressão, que funcionam bem para muitos animais;
  • Manter o animal em um local seguro, de preferência dentro de casa, reduzindo o risco de fuga;
  • Ligar a TV ou uma caixa de som para ajudar a mascarar o barulho dos fogos; atualmente, existem até playlists específicas para acalmar animais;
  • Garantir portas, janelas e portões bem fechados.

“Essas são medidas simples e eficazes para reduzir o sofrimento dos pets, mas vale lembrar que qualquer medicação deve ser usada somente com acompanhamento profissional”, alerta o veterinário.

A clínica Espaço Pet Exotic fica na Rua Carlos Gomes, número 1876, no Jardim Independência, em Sarandi. Para acompanhar as publicações no Instagram, siga @espacopet.clinicavet.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Ressaca em Copacabana: uma pessoa está desaparecida no mar e mais de 100 já foram resgatadas


Uma pessoa está desaparecida e mais de cem já foram resgatadas ao longo desta quarta-feira, 31, do mar na praia…


Uma pessoa está desaparecida e mais de cem já foram resgatadas ao longo desta quarta-feira, 31, do mar na praia…

Geral

Passageiro embriagado depreda área do Aeroporto do Recife após perder voo e é preso pela PF


Um homem foi preso em flagrante no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, após depredar parte da área de embarque….


Um homem foi preso em flagrante no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, após depredar parte da área de embarque….

Geral

Governo da Bahia confirma 7 casos de intoxicação por metanol


A Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta quarta-feira, 31, sete casos de intoxicação por metanol na…


A Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta quarta-feira, 31, sete casos de intoxicação por metanol na…