Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de novembro de 2024

Veterinários revelam raças de cães com maior propensão a doenças


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 06/07/2024 às 07h26
Ouvir: 00:00

Escolher uma entre várias raças de cães para adotar é uma decisão que engloba diversos critérios. Se informar sobre as particularidades físicas de cada raça se mostra algo essencial. Alguns pets, devido à seleção em laboratório, têm maior propensão a apresentarem determinados problemas de saúde. Por isso, demandam mais cuidados dos tutores.

Group portrait of adorable puppies
Foto: Ilustrativa/Freepik

Bulldog inglês

sebastien-l-qJQRJAnFuTI-unsplash-2

Os bulldogues, apesar de adoráveis, têm uma estrutura corporal compacta e face achatada. Segundo a veterinária Geórgia Tobaldini da VetHome, as doenças que eles mais estão propensos a ter são problemas articulares (displasia) e respiratórios (síndrome braquicefálica), além de dermatites. O motivo? A estrutura corporal compacta e a face achatada.

Pastor alemão

Selective focus shot of an adorable german shepherd outdoors during daylight
Foto: Ilustrativa/Freepik

Apesar de ser uma raça forte de e extremamente protetora, a seleção genética para dorso inclinado faz com que haja uma maior propensão a doenças articulares, como a displasia e a mielopatia degenerativa. “A seleção genética para um dorso mais inclinado aumenta o risco de problemas na coluna e nas articulações”, explica Tobaldini.

Golden retriever

golden-retriever-4135265_1280
Foto: Ilustrativa/Pixabay

Esses “grandões gentis” também não escaparam dos malefícios da seleção intensiva para agregar características. Doenças como linfoma e hemangiossarcoma, tipos de câncer, são os riscos dessa raça, além de problemas articulares como a displasia e dermatopatias.

Shih tzu

adam-grabek-JCXANpeR2XI-unsplash-1
Foto: Ilustrativa/Unsplash

De acordo com o médico veterinário Rômulo Martins, os shih tzus, assim como outras raças de cães de pequeno porte, por terem focinho muito curto e achatado, e olhos expostos, contam com uma maior propensão a doenças respiratórias e oftalmológicas. Os problemas de saúde mais frequentes são na região de faringe, laringe e palato mole. Podem haver, ainda, úlceras de córnea e ressecamento da lágrima, devido à anatomia de exposição dos olhos.

Clique aqui e veja outros cães com maior propensão a doenças no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Mercado global de carbono avança, após nove anos


Em meio a um dia de negociações intensas e difíceis, em que o principal foi o financiamento climático, a Cúpula…


Em meio a um dia de negociações intensas e difíceis, em que o principal foi o financiamento climático, a Cúpula…