Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de janeiro de 2026

Vida no espaço: veja mitos e verdades sobre o trabalho dos astronautas


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 17/01/2026 às 09h08
Ouvir: 00:00

Ser astronauta é um sonho comum na infância e continua despertando fascínio mesmo na vida adulta. Filmes e séries ajudaram a criar uma imagem heroica das missões espaciais mas, longe da ficção, a rotina fora da Terra envolve ciência, disciplina e desafios físicos e mentais que nem sempre aparecem nas telas.

image
Foto: NASA

Entre mitos populares e fatos pouco conhecidos, especialistas ouvidos pelo Metrópoles explicam o que realmente faz parte do cotidiano de quem trabalha no espaço.

Mais altos no espaço?

Um dos fatos mais curiosos das missões espaciais é que astronautas realmente ficam alguns centímetros mais altos durante a permanência no espaço. Em microgravidade, a coluna vertebral deixa de ser comprimida pelo peso do corpo, o que faz com que os discos entre as vértebras se expandam.

Esse alongamento, porém, não é apenas uma curiosidade. Segundo Nicolas Guallan, engenheiro de software e gerente operacional da Space Adventure, ele costuma vir acompanhado de desconfortos reais, especialmente nos primeiros dias da missão.

“Esse processo pode fazer o astronauta crescer de três a cinco centímetros temporariamente e costuma causar dores nas costas no início da permanência no espaço”, explica.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois médicos são mortos a tiros por colega de profissão em Alphaville, na Grande SP


Dois médicos foram mortos na noite de ontem, 16, após serem baleados por um colega de profissão durante um desentendimento…


Dois médicos foram mortos na noite de ontem, 16, após serem baleados por um colega de profissão durante um desentendimento…