Vídeo: cachorro “prevê” crise epiléptica de tutora e evita desmaio


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

A americana Katie convive com a Síndrome da Taquicardia Postural Ortostática (POTS, na sigla em inglês) e compartilha, nas redes sociais, a rotina com o cão de serviço Bailey.

image
Foto: Reprodução/ Redes sociais

Um dos vídeos compartilhados pela tutora mostra Bailey prevendo uma crise epiléptica, decorrente da condição. O registro viralizou e tem mais de 14,8 milhões de visualizações. Veja:

https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Video-2025-02-24-at-11.41.54-1.mp4
Vídeo: Reprodução

No vídeo, intitulado “Meu cachorro previne um episódio de desmaio perigoso”, Katie aparece, inicialmente, mexendo em uma lava-louças. Bailey então, se aproxima da tutora e faz com que a mulher sente no chão, após perceber aumento nos batimentos cardíacos da mulher.

Depois, o cachorro vai até a geladeira, abre o eletrodoméstico — com o auxílio de uma corda amarrada na maçaneta —, pega uma garrafa d’água e entrega a Katie.

O cão de serviço, então, começa a procurar os medicamentos da tutora e os entrega a ela. Enquanto Katie toma os remédios, Bailey permanece deitado sobre as pernas da mulher, para fazer pressão sob o corpo e ajudar com o fluxo sanguíneo.

“Está piorando. Eu estou aqui, mas eu preciso que você deite”, diz a leganda do vídeo. Neste momento, Bailey empurra o corpo da tutora em direção ao chão.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile