Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

01 de fevereiro de 2026

Vídeo mostra adeus emocionante a cão que atuou nas enchentes do RS; assista


Por Redação GMC Online Publicado 29/07/2025 às 18h56
Ouvir: 00:00

O cão Guapo, de 11 anos, que atuava em operações de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (RS), morreu nesta segunda-feira, 28. Ele passou por uma eutanásia, após ser diagnosticado com um câncer no abdômen. Da raça labrador retriever, o animal recebeu uma homenagem no 4º Batalhão de Santa Maria.

Guapo fez parte de várias operações, como Brumadinho, Petrópolis e também “trabalhou” nas enchentes do RS. Ele estava aposentado desde 4 de julho de 2024.

O-1-sargento-Alex-Sandro-Teixeira-Brum-de-47-anos–01009436-0-202507291704-ScaleDownProportional
Foto por Bruno Missio/Divulgação

O 1º sargento Alex Sandro Teixeira Brum, de 47 anos, que era companheiro de Guapo nas operações se emocionou e relembrou como foram os últimos dia antes do cão morrer. “Deixou seu legado e nunca será esquecido por nós, meu grande amigo Guapo. Cuida de mim, Guapo. Um dia vamos nos encontrar, e eu vou tocar bolinha no açude para você buscar, com certeza”, afirmou Brum. Assista ao vídeo no fim da matéria.

Nas redes sociais, o governo do RS publicou uma homenagem ao cão. “Ele também levou conforto e alegria em ações de cinoterapia no Hospital Universitário de Santa Maria e em visitas a escolas. Homenageado com medalhas e moções por sua bravura, será sempre lembrado. Nossa gratidão ao Bombeiro Guapo, que cumpriu com honra sua missão de salvar vidas”, escreveu o perfil.

Nota do Corpo de Bombeiros Militar do RS

“É com profundo pesar que nos despedimos do cão de busca e salvamento Guapo, companheiro inseparável do 1º Sargento Brum.

Guapo dedicou sua vida ao salvamento de pessoas, atuando em grandes missões como Brumadinho/MG (2019), Petrópolis/RJ (2022), no apoio à Gendarmeria na Argentina (2018), nos desastres no Vale do Taquari (2023 e 2024) e em tantas outras operações marcantes no Rio Grande do Sul.

Além de suas missões, também levou alegria e conforto por onde passou, com sua atuação em projetos de cinoterapia e visitas a escolas.

Guapo foi homenageado com medalhas e moções por sua bravura e dedicação, mas, acima de tudo, será lembrado pelo amor que espalhou e pela esperança que trouxe a tantas famílias.

Fica aqui a homenagem do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul para o Bombeiro Guapo (cão de busca e salvamento) que cumpriu a nobre missão de salvar vidas.”

Veja o vídeo:

Com informações do site TNonline.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Menina de 4 anos desaparecida em MG é encontrada com vida após 48 horas de buscas


Uma menina autista de 4 anos que desapareceu na tarde da quinta-feira, 29, na zona rural de Jeceaba, na região…


Uma menina autista de 4 anos que desapareceu na tarde da quinta-feira, 29, na zona rural de Jeceaba, na região…

Geral

Cachorro comunitário é morto a tiros no interior de SP


Ao menos cinco ataques a cães, em Estados diferentes (Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul), geraram…


Ao menos cinco ataques a cães, em Estados diferentes (Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul), geraram…

Geral

Reconstituição do assassinato de corretora em Caldas Novas teve disparo de arma de fogo


Uma reconstituição do assassinato da corretora de imóveis Daiane Alves Souza, de 43 anos, realizada na sexta-feira, 30, em Caldas…


Uma reconstituição do assassinato da corretora de imóveis Daiane Alves Souza, de 43 anos, realizada na sexta-feira, 30, em Caldas…