Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

VoePass: caixa-preta traz últimos contatos entre pilotos e torre. Veja


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 10/09/2024 às 08h42
Ouvir: 00:00

O relatório sobre a queda do avião da VoePass, divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) na última sexta-feira, 6, revelou as transcrições dos áudios de comunicação entre os pilotos do ATR-72 e a torre de comando extraídas da caixa-preta.

image
Foto: Reprodução

O acidente ocorreu no último dia 9 de agosto, em Vinhedo, no interior de São Paulo. Todas as 62 pessoas a bordo, sendo 4 tripulantes e 58 passageiros, morreram.

As transcrições mostram que, até os momentos que antecederam a queda, as comunicações com a torre de controle foram normais e sem indícios de emergência.

Últimos contatos de avião da VoePass antes da queda

Veja a sequência de comunicações entre o Passaredo 2283 (ATR-72, da VoePass) e a torre de controle (APP-SP), que esclarecem a dinâmica dos momentos finais do voo:

  • 13h06min00s: Logo após contato do VoePass, o controle responde e pede que o avião mantenha sua altitude atual (17 mil pés).
  • 13h06min05s: O VoePass confirma que entendeu a instrução.
    (…)
  • 13h18min21s: O piloto informa que chegou ao ponto ideal para começar a descer.
  • 13h18min25s: O controle instrui o avião a continuar na mesma altitude. O piloto confirma.
  • 13h19min19s: Após chamada do VoePass, o controle responde e pede que o avião continue na mesma altitude devido ao tráfego de outra aeronave.
  •  13h19min23s: O VoePass confirma que manterá a altitude e informa que está pronto para descer, aguardando autorização.
  • 13h19min30s: O controle reconhece a situação e pede que o piloto aguarde a autorização para a descida.
  • 13h19min31s: O piloto confirma que entendeu e agradece.
  • 13h20min33s: O controle autoriza o VoePass a seguir direto para a posição “Sanpa” (um ponto específico no ar), ainda mantendo a altitude, e informa que a descida será autorizada em dois minutos.
  •  13h20min39s: O VoePass confirma a mensagem (essa foi a última comunicação do voo).
  • 13h21min36s: O controle finalmente autoriza a descida do avião para uma altitude mais baixa (9 mil pés), com rumo para “Sanpa”

Das 13h22min02s até as 13h22min49s, a torre de controle fez cinco chamadas para o VoePass, mas não recebeu resposta. O avião já havia caído.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Soldado confessa ter esfaqueado e incendiado cabo do Exército e responderá por feminicídio


Maria de Lourdes Freire Matos, cabo do Exército Brasileiro, morreu aos 25 anos de idade em um incêndio criminoso no…


Maria de Lourdes Freire Matos, cabo do Exército Brasileiro, morreu aos 25 anos de idade em um incêndio criminoso no…

Geral

Homem é preso em flagrante na Bahia após tentar estuprar médica em UBS


Um homem de 30 anos foi preso em flagrante em Salvador, na Bahia, suspeito de tentar estuprar uma médica durante…


Um homem de 30 anos foi preso em flagrante em Salvador, na Bahia, suspeito de tentar estuprar uma médica durante…