Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

VoePass: caixa-preta traz últimos contatos entre pilotos e torre. Veja


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 10/09/2024 às 08h42
Ouvir: 00:00

O relatório sobre a queda do avião da VoePass, divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) na última sexta-feira, 6, revelou as transcrições dos áudios de comunicação entre os pilotos do ATR-72 e a torre de comando extraídas da caixa-preta.

image
Foto: Reprodução

O acidente ocorreu no último dia 9 de agosto, em Vinhedo, no interior de São Paulo. Todas as 62 pessoas a bordo, sendo 4 tripulantes e 58 passageiros, morreram.

As transcrições mostram que, até os momentos que antecederam a queda, as comunicações com a torre de controle foram normais e sem indícios de emergência.

Últimos contatos de avião da VoePass antes da queda

Veja a sequência de comunicações entre o Passaredo 2283 (ATR-72, da VoePass) e a torre de controle (APP-SP), que esclarecem a dinâmica dos momentos finais do voo:

  • 13h06min00s: Logo após contato do VoePass, o controle responde e pede que o avião mantenha sua altitude atual (17 mil pés).
  • 13h06min05s: O VoePass confirma que entendeu a instrução.
    (…)
  • 13h18min21s: O piloto informa que chegou ao ponto ideal para começar a descer.
  • 13h18min25s: O controle instrui o avião a continuar na mesma altitude. O piloto confirma.
  • 13h19min19s: Após chamada do VoePass, o controle responde e pede que o avião continue na mesma altitude devido ao tráfego de outra aeronave.
  •  13h19min23s: O VoePass confirma que manterá a altitude e informa que está pronto para descer, aguardando autorização.
  • 13h19min30s: O controle reconhece a situação e pede que o piloto aguarde a autorização para a descida.
  • 13h19min31s: O piloto confirma que entendeu e agradece.
  • 13h20min33s: O controle autoriza o VoePass a seguir direto para a posição “Sanpa” (um ponto específico no ar), ainda mantendo a altitude, e informa que a descida será autorizada em dois minutos.
  •  13h20min39s: O VoePass confirma a mensagem (essa foi a última comunicação do voo).
  • 13h21min36s: O controle finalmente autoriza a descida do avião para uma altitude mais baixa (9 mil pés), com rumo para “Sanpa”

Das 13h22min02s até as 13h22min49s, a torre de controle fez cinco chamadas para o VoePass, mas não recebeu resposta. O avião já havia caído.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

STF dá 5 dias para SP explicar contrato de câmeras corporais usadas pela PM


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, deu ao governo de São Paulo cinco dias para que…


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, deu ao governo de São Paulo cinco dias para que…

Geral

COP29: Agricultura apresenta programa de recuperação de pastagens degradadas em painel


Durante painel na COP29 realizado na segunda-feira (19), o Ministério da Agricultura apresentou o seu Programa Nacional de Conversão de…


Durante painel na COP29 realizado na segunda-feira (19), o Ministério da Agricultura apresentou o seu Programa Nacional de Conversão de…

Geral

Governo de SP autoriza concessão de 3 linhas de trem; saiba quais e valores


As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), serão concedidas à iniciativa privada. O prazo…


As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), serão concedidas à iniciativa privada. O prazo…