17 de julho de 2025

Gilmar Mendes refuta conflito de interesse ao julgar casos envolvendo a CBF e Ednaldo Rodrigues


Por Agência Estado Publicado 15/05/2025 às 22h53
Ouvir: 03:42

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, negou nesta quinta-feira que exista qualquer conflito de interesse ao julgar casos envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mesmo existindo uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), do qual é fundador, e a entidade que comanda o futebol nacional.

As polêmicas começaram quando Gilmar Mendes foi sorteado para julgar casos relacionados a Ednaldo Rodrigues. Gilmar negou alguns pedidos de afastamento do mandatário e o reconduziu ao cargo em janeiro de 2024, o que aumentou a pressão sobre a relação do ministro com a entidade. Ednaldo foi afastado do cargo nesta quinta-feira pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

“Eu sou sócio do IDP e, em dado momento histórico, o IDP aceitou uma proposta da CBF para realizar os custos que a CBF Academy (instituição de ensino da entidade) fazia. Foi somente um contrato de direito privado dirigido pela direção do IDP. Não há conflito de interesse em relação a esta questão. O IDP é uma instituição extremamente conceituada no Brasil e no exterior. Neste caso, (o IDP) estava organizando e cedendo seu bom prestígio à CBF, e não o contrário”, disse o ministro ao Uol.

“Houve um acordo feito entre três remanescentes nessas ações que corriam no Rio de Janeiro desistindo e retirando qualquer pleito ou queixa. Isso veio para cá (STF) e foi homologado por mim, que era o relator de um processo que tem conexão com esta matéria. Aí surgiram imputações de que um dos signatários não estaria em condições de fazer a assinatura, que seria falsa, ou muito provavelmente falsa. Eu disse, então, que isto não era matéria da nossa competência e devolvi o tema ao tribunal do Rio de Janeiro”, explicou.

De acordo com apuração do Estadão, congressistas se movimentam para estabelecer CPIs que tenham como principal alvo Ednaldo Rodrigues. Esse grupo vê na fragilidade da situação de Ednaldo Rodrigues a possibilidade de atingir o ministro Gilmar Mendes.

É citado, ainda, tanto nos pedidos de afastamento de Ednaldo pedidos ao STF, quanto em requerimentos para a presença de Ednaldo Rodrigues no Congresso Nacional, a relação do ministro Gilmar Mendes com a CBF.

A revista piauí aponta relação entre a primeira destituição de Ednaldo, em 2023, pelo TJ-RJ e o desembargador da mesma corte fluminense Luiz Zveiter, pai de Flávio Zveiter, que articulou uma candidatura para suceder Ednaldo. O paralelo também é traçado entre o presidente afastado e Gilmar Mendes.

Foi uma reportagem da própria piauí que revelou gastanças e práticas autoritárias na gestão da CBF, o que colocou Gilmar Mendes como alvo de críticas públicas. O texto publicado na edição de abril da revista falou também em pagamentos suspeitos a advogados antes de decisões judiciais favoráveis à CBF. Segundo apuração do repórter Allan de Abreu, Gilmar Mendes ficou pressionado e precisou ceder após parlamentares ameaçarem a instalação de CPIs para investigar a confederação.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

São Paulo blinda Lucas Moura e admite preocupação com Z-4 antes de clássico com Corinthians


Com somente duas vitórias no Brasileirão até aqui, o São Paulo vê um triunfo no clássico contra o Corinthians, no…


Com somente duas vitórias no Brasileirão até aqui, o São Paulo vê um triunfo no clássico contra o Corinthians, no…

Esportes

Palmeiras tem aproveitamento de meio de tabela em jogos como mandante pelo Brasileirão em 2025


A última vitória do Palmeiras pelo Brasileirão no Allianz Parque foi em 8 de novembro, quando o time chutou 36…


A última vitória do Palmeiras pelo Brasileirão no Allianz Parque foi em 8 de novembro, quando o time chutou 36…

Esportes

Corinthians sente limitação do elenco a cada baixa e corre no mercado para não ficar para trás


Héctor Hernández, Talles Magno e os garotos Kayke, Kauê Furquim e Gui Negão. Essas eram as opções que o técnico…


Héctor Hernández, Talles Magno e os garotos Kayke, Kauê Furquim e Gui Negão. Essas eram as opções que o técnico…