Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

Governo fortalece combate a fraudes no Cadastro Único do MDS

Durante a reunião da quinta-feira, o ministro Wellington Dias destacou os principais desafios enfrentados na gestão do Cadastro Único


Por João Victor Guirado Publicado 16/03/2025 às 09h01
Ouvir: 00:00

Na última quinta-feira (13/03), o ministro Wellington Dias se reuniu com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, para discutir estratégias de combate a fraudes no Cadastro Único, do MDS, principal porta de entrada para o Bolsa Família e outros benefícios sociais. Saiba mais. 

O que é o MDS?

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) é o órgão responsável pela formulação e gestão de políticas públicas voltadas à redução da pobreza, segurança alimentar e assistência social no Brasil. 

Entre suas principais atribuições estão a administração de programas como o Bolsa Família, o Cadastro Único, a Segurança Alimentar e Nutricional, além do suporte às políticas de proteção social e inclusão produtiva.

Leia também: MDS: Programa Acredita, voltado para baixa renda, já financiou R$ 1,7 bi.

Parceria para reforçar a fiscalização

Durante a reunião da quinta-feira, segundo informações do governo federal, o ministro Wellington Dias destacou os principais desafios enfrentados na gestão do Cadastro Único e solicitou o apoio da Polícia Federal para fortalecer as investigações. 

A ideia é criar um grupo de acompanhamento para atuar em conjunto com o ministério no combate a inscrições fraudulentas de CPFs, disparos de Fake News e outras irregularidades que comprometem a eficácia dos programas sociais.

Além disso, a parceria visa aumentar a segurança do sistema, prevenindo ataques hackers e golpes que possam prejudicar os beneficiários legítimos.

Plano de Ação 2025: reforço na fiscalização do Bolsa Família

A iniciativa faz parte do Plano de Ação para 2025 da Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único. O documento, aprovado em fevereiro deste ano, será lançado oficialmente na próxima terça-feira (18/03) e traz três pilares principais:

  1. Qualificação das informações do Cadastro Único e do Bolsa Família;
  2. Aprimoramento da fiscalização dos beneficiários e gestores;
  3. Prevenção de fraudes, garantindo que os benefícios cheguem a quem realmente precisa.

O que é a rede federal de fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único?

Criada em junho de 2023, a Rede Federal de Fiscalização tem o objetivo de melhorar a qualidade das informações e a gestão do Cadastro Único e do Bolsa Família, promovendo mais transparência e eficiência nos programas sociais.

Coordenada pelo MDS, a Rede conta com a participação de diversos órgãos do governo federal, como:

  • Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS);
  • Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC);
  • Secretaria Nacional de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (SAGICAD);
  • Controladoria-Geral da União (CGU);
  • Advocacia-Geral da União (AGU);
  • Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI);
  • Secretaria-Geral da Presidência da República.

Com essa governança ampliada, o governo busca garantir que os programas sociais sejam cada vez mais justos, seguros e eficientes, assegurando que o auxílio chegue às famílias que realmente precisam.

Últimas notícias sobre o MDS

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social tem se movimentado para aprimorar os programas sociais e ampliar sua fiscalização. Algumas das últimas medidas adotadas incluem:

  • Ampliação da fiscalização no Bolsa Família: o governo anunciou um reforço na análise dos beneficiários, garantindo que apenas famílias que realmente precisam recebam o auxílio.
  • Novos critérios para o Cadastro Único: o MDS está implementando atualizações para evitar fraudes e melhorar a identificação das famílias em vulnerabilidade.
  • Parceria com a Receita Federal: o cruzamento de dados entre o MDS e a Receita Federal ajudará a identificar inconsistências nas declarações de renda dos beneficiários.
  • Expansão do Programa de Segurança Alimentar: medidas estão sendo tomadas para garantir que mais famílias tenham acesso a alimentos básicos por meio de programas como o Brasil sem Fome.

Com a formalização dessa parceria entre o MDS e a Polícia Federal, o governo pretende intensificar as investigações e aprimorar o monitoramento do Cadastro Único. 

A expectativa é que, com tecnologia, integração de dados e fiscalização rigorosa, o Brasil avance na redução de fraudes e no fortalecimento dos programas sociais.

As informações são do portal oficial do governo federal. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Homem é preso em flagrante na Bahia após tentar estuprar médica em UBS


Um homem de 30 anos foi preso em flagrante em Salvador, na Bahia, suspeito de tentar estuprar uma médica durante…


Um homem de 30 anos foi preso em flagrante em Salvador, na Bahia, suspeito de tentar estuprar uma médica durante…