Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de novembro de 2024

Governo protocola PLP com gatilhos para arcabouço e bloqueio para emendas


Por Agência Estado Publicado 29/11/2024 às 18h41
Ouvir: 00:00

O projeto de lei complementar que compõe o pacote de corte de gastos do governo traz os novos gatilhos do arcabouço fiscal e também autoriza o contingenciamento e bloqueio de emendas parlamentares. A proposta, protocolada na tarde desta sexta-feira, 29, na Câmara, também permite a livre aplicação de superávit financeiro de alguns fundos entre 2025 e 2030.

“O PLP é fundamental para dissipar incertezas que afetam os preços dos ativos da economia brasileira, garantindo resiliência ao regramento fiscal, ao mesmo tempo em que assegura maior espaço fiscal a despesas discricionárias com fortes efeitos multiplicadores, como os investimentos públicos. Logo, a proposição traz consequências positivas para a estabilização da economia, apoiando a continuidade do processo de crescimento com estabilidade de preços e geração de emprego e renda”, diz a justificativa da proposta assinada pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

No caso das emendas parlamentares, foram recuperados alguns itens da proposta de lei já sancionada por Lula. A proposta autoriza o contingenciamento e bloqueio nas emendas parlamentares na mesma proporção das demais discricionárias, com uma trava limitando a contenção a 15% do total das emendas. “Desta forma, as emendas parlamentares terão o mesmo tratamento das demais despesas discricionárias do Poder Executivo, ajustando-se às regras de funcionamento do arcabouço fiscal”, justifica o PLP.

O texto do projeto ainda diz que a contenção de emendas observará necessariamente as prioridades elencadas pelo Poder Legislativo. Se o montante de despesas obrigatórias for inferior ao valor que ensejou o bloqueio, haverá reversão. O crédito orçamentário para a suplementação de despesas obrigatórias também poderá ser realizado sem anular as dotações orçamentárias.

O PLP traz gatilhos e outros aperfeiçoamentos ao arcabouço fiscal. Há um dispositivo com a previsão de que as despesas anualizadas decorrentes de qualquer criação ou prorrogação de novos benefícios da seguridade social pela União terão sua variação limitada à regra de crescimento real do arcabouço fiscal.

Os gatilhos determinam que, em caso de déficit primário e de redução nominal das despesas discricionárias, ficam vedados a concessão, ampliação ou prorrogação de incentivo ou benefício de natureza tributária até 2030 e também o crescimento anual real do montante de despesas com pessoal e encargos acima do piso de crescimento real do arcabouço. Há exceção para caso de concessão judicial. A proposta também autoriza o executivo a limitar a utilização de créditos para compensação de débitos de tributos ou contribuições no caso de resultado fiscal negativo.

O PLP também torna livre, entre 2025 e 2030, a aplicação do superávit financeiro dos seguintes fundos: Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), do Fundo da Marinha Mercante (FMM), do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (FUNSET), do Fundo do Exército, do Fundo Aeronáutico e do Fundo Naval.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Morre Lourival Carmo Monaco, um dos líderes da citricultura no Brasil


Lourival Carmo Monaco, um dos nomes mais importantes da agricultura de frutas cítricas no Brasil, foi sepultado nesta sexta-feira, 29,…


Lourival Carmo Monaco, um dos nomes mais importantes da agricultura de frutas cítricas no Brasil, foi sepultado nesta sexta-feira, 29,…

Economia

Japão: dados indicam melhora na economia, reforçando argumento para o aumento de juros pelo BoJ


Um aumento nos preços ao consumidor em Tóquio, nas vendas no varejo e na produção industrial sinalizam uma melhora econômica…


Um aumento nos preços ao consumidor em Tóquio, nas vendas no varejo e na produção industrial sinalizam uma melhora econômica…

Economia

Haddad: Se identificarmos riscos à trajetória (de despesas), voltamos à mesa


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta, 29, que a equipe econômica poderá discutir novas medidas para ajustes…


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta, 29, que a equipe econômica poderá discutir novas medidas para ajustes…