HC da UFPR foi o centro de pesquisas que mais incluiu pacientes no estudo do molnupiravir no Brasil

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná participou da pesquisa com o medicamento molnupiravir para tratamento de Covid-19.
O medicamento foi aprovado esta semana pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido para tratar pacientes infectados com pelo menos um fator de risco que possa levar ao agravamento da doença.
O molnupiravir atua na replicação do vírus, impedindo que ele se multiplique.
- Clique aqui e receba as notícias do GMC Online no seu Whatsapp.
A infectologista Mônica Gomes, do Complexo do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) explica como foi a pesquisa. “O estudo avaliou o uso do medicamento em relação ao uso do placebo em pessoas que tinham covid leve e moderada e, pelo menos, um fator de risco. Eram pessoas não vacinadas. O medicamento era aplicado até 5 dias de sintomas e, depois de 5 dias de tratamento, acompanhávamos os pacientes mais de perto pelos próximos 29 dias. Houve 50% de redução na taxa de hospitalização dos pacientes. Em um cenário de aproximadamente 700 pessoas, houve 14% de hospitalização em quem tomou placebo e 7% em pessoas que tomaram molnupiravir”, disse.
O HC teve um papel importante na pesquisa.
O medicamento também será estudado com pessoas que não tenham Covid-19 para saber se o molnupiravir também pode ser usado na prevenção da doença.
