Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

HC da UFPR foi o centro de pesquisas que mais incluiu pacientes no estudo do molnupiravir no Brasil


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 05/11/2021 às 16h53 Atualizado 20/10/2022 às 21h56
Ouvir: 00:00
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Governo Federal

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná participou da pesquisa com o medicamento molnupiravir para tratamento de Covid-19.

O medicamento foi aprovado esta semana pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido para tratar pacientes infectados com pelo menos um fator de risco que possa levar ao agravamento da doença.

O molnupiravir atua na replicação do vírus, impedindo que ele se multiplique.

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online no seu Whatsapp.

A infectologista Mônica Gomes, do Complexo do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) explica como foi a pesquisa. “O estudo avaliou o uso do medicamento em relação ao uso do placebo em pessoas que tinham covid leve e moderada e, pelo menos, um fator de risco. Eram pessoas não vacinadas. O medicamento era aplicado até 5 dias de sintomas e, depois de 5 dias de tratamento, acompanhávamos os pacientes mais de perto pelos próximos 29 dias. Houve 50% de redução na taxa de hospitalização dos pacientes. Em um cenário de aproximadamente 700 pessoas, houve 14% de hospitalização em quem tomou placebo e 7% em pessoas que tomaram molnupiravir”, disse.

O HC teve um papel importante na pesquisa.

O medicamento também será estudado com pessoas que não tenham Covid-19 para saber se o molnupiravir também pode ser usado na prevenção da doença.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…