Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de outubro de 2024

Hospital das Clínicas faz 1º transplante de útero entre pacientes vivas na AL


Por Agência Estado Publicado 02/10/2024 às 18h39
Ouvir: 00:00

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) realizou o primeiro transplante bem-sucedido de útero entre pessoas vivas da América Latina. O órgão foi doado por uma mulher para a irmã dela, no dia 17 de agosto.

A paciente nasceu sem o útero devido à síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser (MRKH), uma má formação congênita caracterizada por anomalias uterinas e tubárias. Com o sucesso do transplante, ela planeja agora realizar uma fertilização in vitro (FIV).

“As pacientes encontram-se em ótimo estado geral, mostrando recuperação completa e tendo a receptora apresentado ciclo menstrual pela primeira vez”, disse em nota o professor Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque, titular da disciplina de transplante de fígado e órgãos do aparelho digestivo da FMUSP e diretor dessa área no hospital.

O procedimento foi conduzido em parceria com o departamento de ginecologia. Professor e diretor dessa divisão no HCFMUSP, Edmund Chada Baracat explicou que esse tipo de transplante é muito importante para mulheres que não possuem útero e sonham em gerar filhos, mas ressaltou que a indicação é restrita. “É preciso que a mulher tenha um futuro reprodutivo adequado, boas condições clínicas e que o casal possa gerar embriões saudáveis”, afirmou.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, se tudo correr conforme o esperado, a FIV poderá ser realizada nos primeiros meses do ano que vem e as próximas etapas do processo também acontecerão no HCFMUSP.

“Na fase pré-transplante, foram efetuadas a estimulação ovariana e a coleta dos óvulos da paciente, bem como do sêmen do marido, para a fertilização in vitro. Tão logo haja condições clínicas, os embriões gerados serão implantados no útero transplantado”, afirmou em nota. Em 2017, a equipe do hospital já celebrou a chegada de um bebê saudável gestado em um útero transplantado. Na ocasião, porém, o órgão era de uma doadora falecida.

Uma equipe sueca chefiada pelo professor Mats Brännström, precursor na realização de transplante uterino no mundo, orientou o transplante. No país europeu, o método é usado regularmente há anos – o nascimento do primeiro bebê gerado em um útero transplantado ocorreu em 2014.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Proposta de Marina para criar Autoridade Climática é considerada ‘incipiente’ pelo Planalto


A cúpula do governo federal avalia como incipiente a proposta para criação da Autoridade Climática feita pelo Ministério de Meio…


A cúpula do governo federal avalia como incipiente a proposta para criação da Autoridade Climática feita pelo Ministério de Meio…

Geral

SP bate novo recorde de temperatura nesta quarta-feira; Veja quando tempo vai mudar


A cidade de São Paulo registrou nesta quarta-feira, 2, um novo recorde de temperatura para este ano. Conforme medições do…


A cidade de São Paulo registrou nesta quarta-feira, 2, um novo recorde de temperatura para este ano. Conforme medições do…

Geral

Sistema que Une Dados da saúde pública e privada deve sair neste ano, diz ANS


Quando o então ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou pela primeira vez no tal do open health, no fim do…


Quando o então ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou pela primeira vez no tal do open health, no fim do…