12 de julho de 2025

Hummels é expulso no início, Roma perde do Athletic em Bilbao e se despede da Liga Europa


Por Agência Estado Publicado 13/03/2025 às 16h46
Ouvir: 05:30

A Roma está fora da Liga Europa. Uma das candidatas ao título, a equipe italiana foi bastante prejudicada pela expulsão precoce do experiente zagueiro Hummels, com somente 10 minutos, e não conseguiu sustentar a vantagem de 2 a 1 do jogo de ida. Em um San Mamés lotado (o estádio será palco da decisão da competição), o Athletic de Bilbao fez 3 a 1 com show de Nico Williams e buscou a virada na série, avançando às quartas de final.

A Roma se despediu, mas a cidade contará com um representante entre os oito melhores, já que a Lazio se garantiu com empate (1 a 1 diante do Viktoria Plzen), enquanto o Eintracht Frankfurt confirmou o favoritismo com goleada (4 a 1 no Ajax) e o Bodo/Glimt, mesmo perdendo (2 a 1 para o Olympiacos), também avançou para as quartas de final.

O começo da partida foi com enorme pressão do Athletic, que necessitava do triunfo para levar a definição ao menos à prorrogação após cair por 2 a 1 na Itália. Os espanhóis fizeram uma blitz inicial e abusaram das chances perdidas, sobretudo após o cartão vermelho direto para o zagueiro alemão Hummels, com somente 10 minutos.

Os italianos reclamaram muito da expulsão, mas o zagueiro falhou em dose dupla no lance. Ao tentar passe lateral, entregou a bola para Sannadi, que partiria livre para o gol. A única saída do alemão foi pará-lo na falta, de carrinho.

A vantagem numérica deu mais gás aos mandantes, que esbarravam em grande atuação do goleiro Svilar – a única chegada dos italianos aconteceu aos 36, com desvio perigoso de Cristante dentro da área após cobrança de escanteio.

Aos 47 minutos, a jogada dos irmãos Williams terminou em gol para empatar a série. Iñaki cruzou da esquerda e Nico apareceu pela direita para mandar às redes e fazer a torcida “explodir” no San Mamés. O camisa 10 já havia acertado a trave após driblar dois marcadores e bater colocado.

O Athletic Bilbao voltou do intervalo ainda mais ofensivo e Iñaki Williams quase ampliou, de cabeça. Estava livre e mandou para fora. Toda atrás, a Roma apenas tentava levar o jogo à prorrogação. Svilar fez novo milagre para salvar os italianos com Berengher dentro da área.

O sufoco era monstruoso e a Roma não resistiu. Aos 22 minutos, Berengher cobrou escanteio e Yuri Berchiche desviou de cabeça para ampliar o placar e deixar o Bilbao com o resultado necessário para a classificação. Entregues, os italianos ainda sofreram novo gol. E foi uma pintura, com Nico Williams driblando dois marcadores. A cobrança perfeita de pênalti de Paredes nos acréscimos de nada impediu a linda festa dos espanhóis.

Outra equipe da capital italiana na disputa, a Lazio também entrou em campo com vantagem de 2 a 1 da ida. Mas definia sua vida em Roma diante do Viktoria Plzen. Os visitantes até surpreenderam ao abrir o placar na segunda etapa, com Sulc. Mas Patric empatou, por 1 a 1, e garantiu a classificação.

DEMAIS RESULTADOS
Quem não teve dificuldades para se garantir nas quartas de final foi o Eintracht Frankfurt, campeão de 2021. Os alemães entraram em campo com vantagem de 2 a 1 na casa do Ajax e rapidamente encaminharam a vaga. Com somente 25 minutos, já tinham 2 a 0 no marcador, gols de Bahoya e Götze. N o fim, goleada por 4 a 1 e a vaga.

Após o intervalo, a superioridade caseira se manteve e Ekitike fez um belo gol, ao driblar o marcador pela esquerda e tirar do goleiro. O Ajax descontou com Taylor, mas a partida se transformou em goleada após bobeada do goleiro Matheus, que saiu da área, matou no peito e tocou errado. Knauff tocou e Götze mandou por cobertura, fechando o placar.

O Bodo/Glimt certamente foi a grande surpresa das oitavas de final. O time norueguês entrou em campo nesta quinta após um excelente triunfo por 3 a 0 em seus domínios, e não se intimidou com a pressão na Grécia, indo ao intervalo com 1 a 0 sobre o Olympiacos, gol de Hogh.

Os gregos precisavam de quatro gols na etapa final para levar a definição à prorrogação e até sonharam, com Yaremchuk anotando duas vezes e virando. O brasileiro Rodinei desperdiçou um pênalti e a vaga acabou mesmo com os visitantes, derrotados por 2 a 1, mas com 4 a 2 no agregado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Swiatek arrasa Anisimova com duplo 6/0, conquista Wimbledon e encerra jejum de títulos


Com uma atuação arrasadora diante de uma tensa Amanda Anisimova, Iga Swiatek não encontrou resistência para vencer a final feminina…


Com uma atuação arrasadora diante de uma tensa Amanda Anisimova, Iga Swiatek não encontrou resistência para vencer a final feminina…

Esportes

Após mais de um ano ausente, Venus Williams retorna às quadras aos 45 anos em Washington


Dona de sete títulos de Grand Slams, entre os 49 conquistados na carreira, a ex-número 1 do mundo Venus Williams,…


Dona de sete títulos de Grand Slams, entre os 49 conquistados na carreira, a ex-número 1 do mundo Venus Williams,…

Esportes

Italo supera repescagem e tubarão e se une a Yago, Filipe e Chianca nas oitavas em Jeffreys Bay


O campeão mundial e dono do ouro olímpico Italo Ferreira levou um susto neste sábado, na etapa de Jeffreys Bay…


O campeão mundial e dono do ouro olímpico Italo Ferreira levou um susto neste sábado, na etapa de Jeffreys Bay…