Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Independiente tem jogo suspenso e estádio interditado após barbárie entre torcidas


Por Agência Estado Publicado 23/08/2025 às 09h00
Ouvir: 00:00

O Estádio Libertadores da América, em Avellaneda, será interditado para investigações do Ministério Público da Argentina. A medida foi confirmada pelo próprio Independiente, dono do local, onde torcedores do time e da Universidad de Chile protagonizaram uma barbárie durante partida da Copa Sul-Americana.

A suspensão preventiva do estádio foi determinada por uma medida cautelar do Tribunal da Província de Buenos Aires, emitida nesta sexta-feira. O jogo do clube de Avellaneda contra o Platense, previsto para domingo, pelo Campeonato Argentino, foi suspenso pela Agência de Prevenção da Violência no Esporte (Aprevide).

Antes da suspensão da partida, o departamento jurídico do Independiente tentava reverter a situação para que o jogo pudesse acontecer no estádio e com presença da torcida. Entretanto, o clube já havia cessado a emissão de vouchers para as arquibancadas sociais e as vendas para o público geral.

Mais cedo, ainda nesta sexta-feira, o Ministro da Segurança de Buenos Aires, Javier Alonso, havia defendido que o clube mandasse a partida contra o Platense em outro estádio, de modo que não atrapalhasse as investigações.

“Está muito claro que a segurança privada falhou. Estamos acostumados a ver os agentes rodeando a torcida visitante, o que não se viu ontem (na quarta-feira)”, disse Alonso, à Rádio 10, da Argentina.

Nos bastidores, Independiente e Universidad de Chile já argumentam junto à Conmebol para tentar evitar eliminações da Copa Sul-Americana. Não há previsão de quando a Unidade Disciplinar da confederação irá divulgar uma decisão.

No caso do Colo-Colo, quando dois torcedores morreram em um confronto contra a polícia, em abril, foram 20 dias até que houvesse uma definição sobre o que aconteceria sobre o jogo contra o Fortaleza, pela Libertadores. O time brasileiro acabou declarado vitorioso por 3 a 0.

Segundo balanços da imprensa argentina, pelo menos 10 pessoas ficaram gravemente feridas após a violência no estádio do Independiente. A partida estava empatada por 1 a 1, resultado que classificava os chilenos, quando a torcida visitante atacou os locais.

Não houve ação da segurança do estádio. Os torcedores argentinos revidaram, provocando mais situações de violência. Após 40 minutos sem jogo, a Conmebol cancelou a partida.

A entidade sul-americana prometeu “máxima firmeza” para tratar o caso. Em nota, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi incisiva na cobrança de consequências, o que irritou a Associação de Futebol Argentina (AFA). Mais tarde, a CBF recuou e disse que primeiro texto havia sido divulgado “sem conhecimento prévio”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Camarote do São Paulo: MP é acionado para investigar caso de venda ilegal de espaço no MorumBis


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…

Esportes

Barcelona sofre diante de rival da 3ª Divisão, mas se classifica para as oitavas na Copa do Rei


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…

Esportes

Empresário não garante permanência de Luciano no São Paulo: ‘Vamos ter uma briga boa’


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…