Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Infecção hospitalar afeta 33 trabalhadores de hospital do Espírito Santo; três estão na UTI


Por Agência Estado Publicado 27/10/2025 às 13h57
Ouvir: 00:00

Um surto intra-hospitalar levou 33 profissionais de uma ala de internação oncológica do Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória (ES), a apresentarem sintomas respiratórios semelhantes aos de uma pneumonia. Até a manhã desta segunda-feira, 27, seis pessoas continuavam internadas, sendo três em unidade de terapia intensiva (UTI).

Outros 12 funcionários que circularam pela ala nos últimos dias e tiveram sinais suspeitos também foram internados para monitoramento.

“As contaminações não ocorreram de pessoa para pessoa. Não há risco em frequentar o hospital nem necessidade de uso de máscaras neste momento. O problema ficou restrito à ala de internação onde o surto foi identificado, que, por precaução, está interditada, assim como um centro cirúrgico”, destacou a infectologista Carolina Salume, coordenadora de Controle de Infecção Hospitalar do Santa Rita, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira.

O caso é investigado pela Secretaria da Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa-ES), mas a causa exata do surto ainda é desconhecida. A expectativa é de que a análise seja concluída até o fim desta semana.

“Já investigamos diversos vírus, como coronavírus e influenza A e B, e descartamos essas possibilidades. Agora, estamos investigando bactérias e fungos”, disse Tyago Hoffmann, secretário de Estado da Saúde, também durante a coletiva. “Os testes estão sendo realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com análise para quase 300 patógenos. Também trabalhamos com a hipótese de uma causa ambiental, motivo pelo qual colhemos amostras de superfícies, de água, mobiliário e do sistema de ar-condicionado”, adicionou.

O hospital segue funcionando normalmente, com a realização de cirurgias, exames e tratamentos oncológicos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Enel SP: falta de luz ainda atinge 468 mil consumidores


A Enel SP ainda tem 468 mil clientes sem energia em sua área de concessão, o equivalente a 5,5% de…


A Enel SP ainda tem 468 mil clientes sem energia em sua área de concessão, o equivalente a 5,5% de…

Geral

Fontana Experts assume como administradora na recuperação judicial da FMU


A Fontana Experts (FEX) substituirá a Excelia Administração Judicial no processo de recuperação judicial do Centro Universitário FMU. A mudança…


A Fontana Experts (FEX) substituirá a Excelia Administração Judicial no processo de recuperação judicial do Centro Universitário FMU. A mudança…