Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Inmet emite alerta de perigo para baixa umidade; veja Estados afetados


Por Agência Estado Publicado 09/09/2025 às 22h26
Ouvir: 00:00

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de baixa umidade para vários Estados do País, incluindo São Paulo. Os avisos, dados nesta terça-feira, 9, variam entre “perigo potencial” (sinalizado na cor amarela e de menor grau de severidade) e de “muito perigo” (cor vermelha e nível máximo de gravidade).

Para este último caso, as regiões que poderão ser afetadas são a quase totalidade dos Estados de Goiás e Tocantins; Distrito Federal; sul, centro e oeste do Maranhão; nordeste do Mato Grosso, parte do sudoeste do Piauí e extremo oeste da Bahia.

Para essas localidades, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12%. “Grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc)”, diz o Inmet.

Um alerta menos severo, de “Perigo” também foi publicado pelo instituto. O aviso inclui as mesmas regiões já citadas – que deverão ter a severidade diminuída após a passagem das horas mais críticas da baixa umidade -, além de cidades do norte de São Paulo, áreas da parte oeste de Minas Gerais, nordeste sul-matogrossense, além de regiões do interior dos Estados da Bahia, Maranhão Tocantins e Piauí também.

“Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”, informa o Inmet.

Conforme o instituto, alerta de perigo potencial por baixa umidade é mais amplo. O aviso vale para quase todo o Estado de São Paulo, parte do norte do Paraná, todos os Estados do Centro-Oeste, Minas Gerais, e grandes áreas dos Estados do Nordeste, como Piauí, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Bahia e a totalidade de Tocantins.

“Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde”, diz o Inmet para as localidades cobertas pelo alerta de perigo potencial.

Em São Paulo, choveu menos de 2% do esperado para o mês

Na capital paulista, o volume registrado de chuva até o momento foi de 0,9 mm, o que corresponde a cerca de 1,3% dos 66,7 mm que são esperados para o mês, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas do Estado de São Paulo (CGE), nesta terça.

“Nas próximas horas a previsão é de chuva fraca e chuviscos de forma intermitente entre a tarde e a noite de hoje, mas com baixo potencial para a formação de alagamentos”, acrescentou o centro.

Para quarta-feira, 10, a previsão é de chuviscos na parte da manhã e termômetros marcando 15°C, em média. A temperatura máxima deve subir até os 25°C, com índices mínimos de umidade do ar em torno dos 40%.

Segundo o Inmet, a condição é resultado de uma “passagem rápida do sistema frontal pela costa paulista, e que deve provocar apenas alguma precipitação fraca na faixa litorânea de São Paulo”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em 6 dias, CNH do Brasil soma 19 mi de usuários e 1 mi de pedidos de novas habilitações


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…

Geral

Piloto de helicóptero da polícia baleado na cabeça em operação no Rio recebe alta após 9 meses


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…

Geral

Enel SP diz que seguirá trabalhando para reduzir o impacto de eventos climáticos aos clientes


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…