Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

Intera Festival começa nesta quarta-feira; confira a programação


Por Redação GMC Publicado 05/12/2018 às 12h01 Atualizado 19/02/2023 às 05h50
Ouvir: 00:00

A segunda edição do Intera Festival será realizada nesta semana. O evento conta com roda de conversa InteraPRÓ – Painel Música e Mercado e DropShow – Intera Festival, com a banda Confeitaria (MG), nesta quarta-feira (5), InteraPRÓ – Painel Protagonismo da Mulher na Produção Cultural, sexta-feira (7), e shows com as bandas Mulamba (PR), Nômade Orquestra (SP), Stolen Byrds (PR), DJ Marina Lopes (SP) e DJ Ed Groove (PR), no sábado (8), na Vila Olímpica, a partir das 18h30. Todos os eventos são gratuitos.

“A arte é um veículo com um poder de comunicação inimaginável e quando ela se faz de forma democrática, para toda a sociedade, em lugares abertos, em ruas, em praças, em bairros, derrubamos os muros invisíveis de uma sociedade impiedosa com quem não é dono dos meios de produção e da moeda. Quanto menos grades e cartões de crédito esconderem e privarem o povo da arte, mais ela cumpre seu papel social de comunicar e despertar o senso crítico”, diz a vocalista da banda curitibana Mulamba, Cacau de Sá, em relação ao Intera.

O festival, que teve a primeira edição em 2015, produzido de forma independente, hoje carrega outro significado em seu nome, além daquele de fazer uma “vaquinha”, dar uma “intera” para que algo aconteça: “Quando você está ocupando um espaço público você está interado do que está acontecendo, você está participando da vida pública. Ganha esse significado de interação das pessoas com o espaço público da cidade em que vivem”, explica Diogo Correa, um dos idealizadores. Intera também é produzido por Rafael Morais e Felipe de Moraes.

Formado em Curitiba, o sexteto Mulamba nasceu como uma banda de covers, que com o tempo e o entrosamento entre as integrantes se transformou em uma das bandas autorais mais importantes da cena nacional. Não só pela pela potência e intensidade dos shows que apresentou em diversas cidades e grandes festivais pelo Brasil, mas também pelas letras carregadas de críticas e temas importantes na vida dessas mulheres (amor, amizade, família e indignação sócio-política) de forma muito honesta e confidencial.

Também com uma postura crítica ao momento social e político brasileiro, a banda paulista Nômade Orquestra traz na música instrumental influências do funk70, jazz, dub, rock, afrobeat, ethiogrooves e outras expressões musicais. Com seis anos de existência, a orquestra se apresentou por todo país e também pela Europa. 

Stolen Byrds, prata da casa, é atualmente uma das principais bandas representantes do rock maringaense. Também com seis anos de existência, o grupo já dividiu o palco com grandes nomes da música nacional e se prepara para o lançamento do quarto disco da carreira. 

Com o mesmo pensamento de interação da população com a cidade em que vive, Morais explica as escolhas das bandas: “Como a gente pensa o ambiente do festival indo além da música, como um espaço de troca de ideias, de discussão, de debates e de direitos, a gente achou que seria importante ter bandas que tivessem uma pauta que se relacionam com isso.”

O festival ainda vai contar com feiras e comidas de produtores locais.

PROGRAMAÇÃO

QUARTA – 05/12

InteraPRÓ, Painel Música e Mercado

Local: Coletiva (Rua Padre Vieira, 443)

Horário: 18h30

Atrações: Lucas Mortimer e Gabriel Murilo (Membros da banda Confeitaria e produtores do Música Mundo, encontro internacional para profissionais da música)

Dropshow Intera Festival

Local: Porão Horário: 21h

Atração: Confeitaria (MG)

SEXTA – 07/12

InteraPRÓ, Painel Protagonismo da Mulher na Produção Cultural

Local: Coletiva (Rua Padre Vieira, 443)

Horário: 18h30

Atrações: Cacau de Sá (Cantora, compositora – Mulamba), Daniela Giannini (Jornalista e produtora cultural), Rachel Coelho (Jornalista e produtora cultural), Rubia Divino (Cantora, compositora e produtora cultural) e Lubs (MC maringaense)

SÁBADO – 08/12

Intera Festival

Local: Vila Olímpica (Maringá)

Horário: 15h às 22h00

Atrações: Mulamba (Curitiba) Nomade Orquestra (Abc Paulista) Stolen Byrds (Maringá) DJ Marina Lopes (São Paulo) DJ Ed Groove (Londrina)

Por Assessoria

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Homem é preso em flagrante na Bahia após tentar estuprar médica em UBS


Um homem de 30 anos foi preso em flagrante em Salvador, na Bahia, suspeito de tentar estuprar uma médica durante…


Um homem de 30 anos foi preso em flagrante em Salvador, na Bahia, suspeito de tentar estuprar uma médica durante…