Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de outubro de 2024

Investigação nos EUA sobre E.coli no McDonald’s descarta carne bovina como fonte do surto


Por Agência Estado Publicado 28/10/2024 às 11h02
Ouvir: 00:00

O McDonald’s e as autoridades de segurança alimentar dos Estados Unidos descartaram a carne bovina como fonte do surto da bactéria E. coli associado ao lanche Quarter Pounder da rede, mas continuam investigando as cebolas usadas nos hambúrgueres.

O Departamento de Agricultura do Estado de Colorado informou, no domingo, 27, que concluiu uma série de testes em hambúrgueres de carne fresca e congelada coletados em unidades do McDonald’s no Estado, vinculadas à investigação em andamento. Todos os testes deram negativo para E. coli, segundo a agência, e as autoridades de saúde local não devem coletar mais amostras.

Os porta-vozes da rede afirmaram que a empresa ainda aguarda os resultados dos testes das cebolas suspeitas. A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) disse na sexta-feira que está coletando amostras de cebola para análise enquanto trabalha para determinar a causa do surto.

O surto de E. coli relacionado ao Quarter Pounder do McDonald’s, divulgado na semana passada por autoridades federais de saúde, já infectou 75 pessoas e causou uma morte em 13 Estados, de acordo com autoridades de segurança alimentar.

A rede retirou os hambúrgueres do cardápio nas áreas afetadas e afirmou que está cooperando com as agências reguladoras que investigam o surto. Em comunicado, o McDonald’s afirmou que pretende retomar a venda de Quarter Pounders nos restaurantes afetados pelo surto ao longo da semana, mas sem cebolas frescas.

Na sexta-feira, o McDonald’s anunciou que suspenderia a compra de cebolas de uma instalação da Taylor Farms no Colorado, que fornecia as cebolas fatiadas para as unidades da rede associadas aos casos. Na semana passada, a Taylor Farms recolheu lotes de cebola amarela de sua unidade em Colorado Springs e informou que, até o momento, não encontrou vestígios de E. coli nos testes realizados.

Desde a divulgação do surto, o fluxo de clientes nas lojas da rede nos EUA caiu quase 5% na quarta-feira passada em comparação com igual período do ano passado, de acordo com a Gordon Haskett Research Advisors. Nos quatro Estados com casos confirmados de E. coli – Colorado, Kansas, Utah e Wyoming – o movimento caiu mais de 10% em relação ao ano passado, segundo a análise com base em dados de localização do Placer.ai.

No Colorado, onde foi identificado o maior número de casos, a queda foi superior a 22%. Até o fechamento de sexta-feira, as ações do McDonald’s caíram cerca de 7% desde o anúncio do caso. A empresa deve divulgar os resultados do terceiro trimestre na terça-feira. Fonte: Dow Jones Newswires

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Campos Neto diz que não sugere políticas fiscais para o Ministério da Fazenda


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que não sugere políticas fiscais para o Ministério da Fazenda e…


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que não sugere políticas fiscais para o Ministério da Fazenda e…

Economia

Bolsas da Europa fecham em alta após ataque limitado de Israel ao Irã


As bolsas da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira, 28, após a retaliação de Israel contra o Irã ser mais…


As bolsas da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira, 28, após a retaliação de Israel contra o Irã ser mais…

Economia

Momento é de ‘coragem’ para cortar gastos em políticas públicas que são ineficientes, diz Tebet


A ministra do Planejamento, Simone Tebet, voltou a dizer nesta segunda-feira, 28, que o momento é de “coragem” para cortar…


A ministra do Planejamento, Simone Tebet, voltou a dizer nesta segunda-feira, 28, que o momento é de “coragem” para cortar…