Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Juventude supera o virtual rebaixado Sport e ganha sobrevida na luta contra a queda


Por Agência Estado Publicado 05/11/2025 às 21h08
Ouvir: 00:00

No duelo entre lanterna e vice-lanterna, o Juventude levou a melhor no confronto direto para ganhar uma sobrevida na sua luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Na Ilha do Retiro, o time gaúcho venceu o Sport pelo placar de 2 a 0, nesta quarta-feira, para seguir vivo na competição e deixar o rival em situação delicada na 32ª rodada.

O Juventude não se intimidou como visitante e controlou boa parte dos 90 minutos, principalmente na primeira etapa. O time gaúcho reclamou bastante de um gol anulado de Taliari, em um voleio no qual acertou a bola e depois o goleiro do Sport, mesmo assim foi marcada a falta. Mesmo com a polêmica, o atacante foi quem abriu o placar de cabeça. No segundo tempo, forçou o erro do frágil adversário e decretou a vitória com Ênio.

Com o resultado, o Juventude segue em situação dramática, com 29 pontos, mas deixou momentaneamente a penúltima colocação, ultrapassando o Fortaleza, porém os cearenses têm dois jogos a menos para cumprir. Já o Sport ganha status de virtual rebaixado, com 17 pontos e sem vencer há nove rodadas. O duelo marcou o menor público do time no Brasileirão, com pouco mais de 4 mil torcedores.

Mesmo na condição de visitante, o Juventude foi quem tomou as rédeas da partida. Com marcação alta e trocas de passes envolventes, chegou a abrir o placar com 16 minutos, com Gabriel Taliari. Entretanto o tento foi anulado por falta no goleiro, em um lance confuso, onde o atacante deu um voleio e, depois de acertar a bola, acabou atingindo o goleiro do Sport. O lance gerou muitos protestos do lado gaúcho.

Após a polêmica, o Juventude não mudou sua postura e se manteve firme na estratégia, aproveitando da fragilidade do lanterna, que, por sua vez, abusava dos erros técnicos e pouco aparecia no setor ofensivo. De tanto insistir, o time gaúcho saiu a frente do placar. Em jogada pela esquerda, Marcelo Hermes cruzou na segunda trave e Gabriel Taliari cabeceou para marcar, já nos acréscimos, aos 46 minutos.

A segunda etapa voltou com outro cenário. O Sport retornou com mais qualidade, encaixando suas jogadas. Lucas Lima encontrou espaço e carimbou o travessão. Na sequência, Pablo cabeceou livre e mandou para fora. Vendo o adversário crescer, o Juventude realizou substituições e conseguiu se encontrar em campo, equilibrando a posse de bola e neutralizando a pressão do time da casa.

Trocando passes com paciência, buscava forçar o erro do Sport, que com o passar do tempo foi se desorganizando em campo. Aproveitando isso, Taliari roubou de Luan Cândido e acionou Formiga em profundidade, que tocou para Ênio, sem goleiro, empurrar para as redes, aos 33. O gol foi uma pá de cal na situação do Sport, que viu sua torcida aumentar o tom dos protestos. Sem esboçar qualquer reação, o Juventude apenas conduziu a vitória até o apito final.

O Sport volta a campo no sábado, às 16h, quando abre a 33ª rodada diante do Atlético-MG, ainda como mandante, no estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE). Mais tarde, 18h, o Juventude visita o Vasco no estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).

FICHA TÉCNICA

SPORT 0 X 2 JUVENTUDE

SPORT – Gabriel; Matheus Alexandre, Lucas Kal, Ramon Menezes e Igor Cariús (Luan Cândido); Rivera (Adriel), Sérgio Oliveira (Hyoran), Lucas Lima e Matheusinho (Romarinho); Chrystian Barletta (Pablo) e Derik Lacerda. Técnico: César Lucena.

JUVENTUDE – Jandrei; Luan Freitas, Rodrigo Sam e Wilker Ángel (Marcos Paulo); Igor Formiga, Caíque (Ênio), Peixoto (Sforza), Nenê (Giovanny) e Marcelo Hermes; Rafael Bilu (Jadson) e Gabriel Taliari. Técnico: Thiago Carpini.

GOLS – Gabriel Taliari, aos 46 minutos do primeiro tempo. Ênio, aos 33 do segundo.

ÁRBITRO – André Luiz Policarpo Bento (MG).

CARTÕES AMARELOS – Rivera, Sérgio Oliveira, Derik Lacerda (Sport), Caíque, Peixoto e Rodrigo Sam (Juventude).

RENDA – R$ 97.100,00.

PÚBLICO – 4.919 torcedores.

LOCAL – Estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Camarote do São Paulo: MP é acionado para investigar caso de venda ilegal de espaço no MorumBis


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…

Esportes

Barcelona sofre diante de rival da 3ª Divisão, mas se classifica para as oitavas na Copa do Rei


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…

Esportes

Empresário não garante permanência de Luciano no São Paulo: ‘Vamos ter uma briga boa’


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…