Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Kraft Heinz anuncia que eliminará corantes artificiais de seus produtos nos EUA até 2027


Por Agência Estado Publicado 17/06/2025 às 16h13
Ouvir: 00:00

A Kraft Heinz eliminará os corantes artificiais de seus produtos nos Estados Unidos a partir de 2027 e deixará de lançar novos produtos com esses corantes.

A decisão foi tomada quase dois meses após autoridades de saúde dos EUA declararem que incentivariam os fabricantes de alimentos a eliminarem os corantes artificiais à base de petróleo da cadeia alimentar do país.

A Kraft Heinz afirmou nesta terça-feira, 17, que quase 90% de seus produtos nos EUA já não contêm corantes alimentícios, farmacêuticos e cosméticos, mas que os produtos que ainda utilizam esses corantes os terão removidos até o final de 2027. Os corantes FD&C são aditivos sintéticos aprovados pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) para uso em alimentos, medicamentos e cosméticos.

A Kraft Heinz informou que muitos de seus produtos nos EUA que ainda usam os corantes FD&C estão nas categorias de bebidas e sobremesas, incluindo certos produtos vendidos sob marcas como Crystal Light, Kool-Aid, Jell-O e Jet-Puffed.

A empresa afirmou que, em vez disso, usará corantes naturais nesses produtos.

“A grande maioria de nossos produtos usa corantes naturais ou não utiliza corantes, e temos trabalhado para reduzir o uso de corantes FD&C no restante do nosso portfólio”, disse Pedro Navio, presidente da Kraft Heinz para a América do Norte, em comunicado.

A empresa também pretende trabalhar com os licenciados de suas marcas para incentivá-los a remover os corantes.

Em abril, o comissário da FDA, Marty Makary, declarou em uma coletiva de imprensa que a agência tomaria medidas para eliminar os corantes sintéticos até o final de 2026, principalmente contando com esforços voluntários da indústria alimentícia.

Defensores da saúde pública há muito pedem a remoção de corantes artificiais dos alimentos, citando estudos variados que indicam que eles podem causar problemas neurocomportamentais, incluindo hiperatividade e dificuldades de atenção em algumas crianças. A FDA, por sua vez, sustenta que os corantes aprovados são seguros e que “o conjunto de evidências científicas mostra que a maioria das crianças não sofre efeitos adversos ao consumir alimentos com aditivos colorantes.”

Atualmente, a FDA permite o uso de 36 aditivos de cor em alimentos, incluindo oito corantes sintéticos. Em janeiro, a agência anunciou que o corante conhecido como Vermelho 3 – usado em balas, bolos e alguns medicamentos – será proibido em alimentos até 2027, pois causou câncer em ratos de laboratório.

Corantes artificiais são amplamente utilizados em alimentos nos EUA. No Canadá e na Europa – onde os corantes sintéticos precisam vir acompanhados de advertências – os fabricantes usam, em sua maioria, substitutos naturais. Vários estados, incluindo Califórnia e Virgínia Ocidental, aprovaram leis que restringem o uso de corantes artificiais em alimentos.

Muitas empresas alimentícias dos EUA já estão reformulando seus produtos, segundo a Sensient Colors, uma das maiores produtoras mundiais de corantes e aromatizantes para alimentos. Em vez de corantes sintéticos, os fabricantes podem usar tons naturais derivados de beterraba, algas, insetos esmagados e pigmentos de batata-doce roxa, rabanetes e repolho roxo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lei Ruy Ferraz: SP aprova escolta para autoridades que enfrentam PCC após assassinato


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou na noite desta terça-feira, 16, a Lei Complementar Delegado Ruy Ferraz…


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou na noite desta terça-feira, 16, a Lei Complementar Delegado Ruy Ferraz…

Geral

Lançamento no Brasil de foguete sul-coreano é adiado novamente por questão técnica


A empresa sul-coreana Innospace comunicou à Força Aérea Brasileira (FAB) e à Agência Espacial Brasileira (AEB) que, por questões técnicas,…


A empresa sul-coreana Innospace comunicou à Força Aérea Brasileira (FAB) e à Agência Espacial Brasileira (AEB) que, por questões técnicas,…

Geral

Ministério da Agricultura realiza operação contra comércio ilegal de bebida alcoólica


O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que realizou, nos dias 4 e 5 de dezembro, a segunda etapa da…


O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que realizou, nos dias 4 e 5 de dezembro, a segunda etapa da…